As vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros tiveram um forte aumento em março, mesmo com as montadoras enfrentando uma forte crise nas cadeias globais de suprimentos.
De acordo com dados da EV-Volumes, compartilhados por José Pontes, cerca de 851.489 veículos eletrificados foram registrados em março, o que representa 60% de crescimento na comparação ano a ano. A participação de mercado desses veículos aumentou para 15%, sendo 11% se considerarmos os 100% elétricos.
Isso significa que mais de 1 em cada 10 carros novos vendidos no mundo já é elétrico a bateria.
Elétricos: cerca de *624.000 (aumento de 81% em relação ao ano anterior) e 11% de participação
Híbridos plug-in: cerca de *227.000 (aumento de 19% em relação ao ano anterior) e 4% de participação
Total: 851.489 (aumento de 60% em relação ao ano anterior) e 15% de participação
* estimado a partir da participação de mercado
Além dos eletrificados, vem os híbridos convencionais - 832.000 com uma participação de mercado de 15%, o que significa que os xEVs (BEVs, PHEVs, HEVs) detêm 30% do total de mercado. Por outro lado, os híbridos (HEVs) cresceram apenas 1% em relação ao ano anterior.
Desde o começo do ano, mais de 1,99 milhão de novos carros elétricos de passageiros foram registrados globalmente, contra quase 6,5 milhões nos doze meses de 2021.
Elétricos: cerca de *1,44 milhões e 8,2% de participação
Híbridos plug-in: cerca de 560.000 e 2,8% de participação
Total: 1.997.348 (dobro na comparação ano a ano) e cerca de 11% de participação
* estimado a partir da participação de mercado
Em março, o Tesla Model Y estabeleceu outro recorde mensal de vendas para um carro elétrico - 92.221 unidades, o que lhe permitiu fortalecer a posição de liderança na comparação ano a ano (169.682 registros).
O Tesla Model 3 ficou em segundo (81.713), enquanto o Wuling Hong Guang MINI EV completou o pódio (47.,563). Entre os modelos restantes no topo da lista, podemos citar também BYD Song PHEV (22.383), BYD Qin Plus PHEV (14.282) - ambos previstos para chegar ao Brasil ainda em 2022. Um total de 13 modelos superam as 10.000 unidades no mês passado (incluindo o Volkswagen ID.4 e o Hyundai Ioniq 5).
Os números do ano até agora revelam dois Teslas no topo - Model Y e Model 3, seguidos por cinco modelos chineses. O terceiro elétrico não chinês no top 10 é o Volkswagen ID.4, que muito provavelmente tem chance de entrar no top 5 ainda este ano.
Graças a um excelente primeiro trimestre (180.253 unidades), a Tesla conseguiu retornar ao topo no acumulado do ano até o momento, com uma pequena vantagem sobre a chinesa BYD, que com 104.669 é a única marca além da Tesla com um resultado de seis dígitos. A terceira marca mais vendida em março foi a joint venture SAIC-GM-Wuling (52.053), seguida pela BMW (30.130) e Volkswagen (28.095).
Como podemos ver abaixo, Tesla (310.411) e BYD (285.849) são muito próximos um do outro, embora não esqueçamos que a Tesla é uma marca 100% elétrica, enquanto as vendas BYD são divididas pela metade entre elétricos e híbridos plug-ins.
Até agora este ano, nenhuma outra marca pode igualar os líderes, mas temos certeza de que haverá muitas mudanças nas posições 3-10 ao longo do caminho este ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos