O Wuling Hong Guang MINI EV rapidamente se tornou o veículo elétrico mais vendido na China, e apesar da concorrência cada vez maior em seu segmento, o mini elétrico que é produzido pela joint venture da GM ainda continua no topo do ranking.

De acordo com os dados da China Passenger Car Association (CPCA) (via Moneyball) cerca de 94.778 unidades do Mini EV foram vendidas durante o primeiro trimestre de 2022 (aumento de 30,7% em relação ao ano anterior). 

* O CPCA informa embarques por atacado, não registros/entregas.

mini ev vendas

Isso é mais do que qualquer outro modelo eletrificado, incluindo o Tesla Model Y, com 74.681 emplacamentos e mais de 75.000 unidades do BYD Qin BEV/PHEV (todas as versões somadas).

Galeria: Wuling - Hong Guang MINI EV

Como referência, em 2021, o número total de vendas do Wuling Hong Guang MINI EV na China foi de 395.451 (um aumento de 250,7% em relação ao ano anterior).

Cumulativamente, mais de 600.000 unidades foram vendidas na China desde junho de 2020 (em apenas 22 meses). Isso representa um grande sucesso para a joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e a Liuzhou Wuling Motors). 

Será interessante se veremos em 2022 outro carro elétrico (um mini carro ou carro de tamanho padrão), que será capaz de destronar o Mini EV. Vale lembrar que o Wuling Hong Guang MINI EV tem um preço bastante agressivo, mesmo para os padrões chineses, com as versões mais baratas do modelo custando abaixo do equivalente a R$ 30 mil. 

MINI EV: especificações

  • Duas opções de bateria/alcance
  • 120 km de alcance usando bateria de 9,3 kWh
  • 170 km de alcance usando bateria de 13,9 kWh
  • velocidade máxima de 100 km/h
  • motor elétrico: pico de 20 kW (26 cv) e 8,7 kgfm
  • 4 lugares
  • 741 litros de espaço com os bancos traseiros dobrados para baixo
  • 2.917 mm de comprimento, 1.493 mm de largura e 1.621 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 1.940 mm

Espera-se que uma versão atualizada do veículo seja lançada em um futuro próximo:

  • mais de 300 km de alcance; (em vez de 120 ou 170 km)
    para se qualificar para subsídios, bem como captar mais créditos de emissão zero
  • Bateria de 26 kWh (em vez de 9,3 kWh ou 13,9 kWh)
  • Motor elétrico de 30 kW (em vez de 20 kW)
  • 4 lugares
  • distância entre-eixos de 2.010 mm vs 1.940 mm, e um comprimento de 2.997 mm vs 2.917
  • um preço mais alto para ser, pelo menos parcialmente, compensado pelos incentivos