Aguardado no Brasil, Ford Mustang Mach-E bate novo recorde de vendas
SUV elétrico está caindo no gosto do norte-americano, mas crise global de componentes afeta a produção
Em abril, as vendas das marcas Ford e Lincoln nos EUA tiveram uma queda de 10,5% em relação ao ano anterior, um total de 176.965, incluindo 167.707 Fords (queda de 10,5%). No acumulado do ano, a empresa registrou queda de 15,3% (609.097), incluindo 580.691 modelos Ford (queda de 15,0%).
A Ford explica que a escassez de chips de semicondutores é um problema persistente, o que é um fator importante que impacta o nível de produção e as vendas.
Mas por outro lado, as vendas de veículos eletrificados - (elétricos, híbridos e híbridos plug-in) - mais do que dobraram em relação ao ano passado, atingindo 16.779 unidades (aumento de 139%). Isso representa cerca de 9,5% do volume total.
Galeria: Ford Mustang Mach-E Ice White Edition
Ford Mustang Mach-E
As vendas do Ford Mustang Mach-E em abril atingiram um novo recorde mensal de 3.805 unidades, 95% a mais do que há um ano. Isso também representa quase 2,3% do volume total de vendas da Ford.
Até agora este ano, a Ford entregou 10.539 unidades do Mach-E nos EUA (um aumento de 23% em relação ao ano anterior). A Ford observa que o SUV elétrico Mustang continua sendo o segundo veículo elétrico mais vendido no segmento crossover/SUV nos Estados Unidos (depois do Tesla Model Y).
Considerando o plano da marca norte-americana de aumentar significativamente a produção do Mustang Mach-E, há um grande impulso no cronograma, mas ainda depende em grande parte das restrições na produção.O estoque atual do SUV elétrico Mach-E nos EUA é estimado em cerca de 7.000 unidades, em comparação com cerca de 8.700 no mês anterior.
Além do Mustang Mach-E, a Ford também está acelerando a venda da van elétrica E-Transit e está começando com as vendas da picape elétrica F-150 Lightning agora em maio. Infelizmente, a Ford não informa vendas de outros modelos eletrificados, como o Ford Escape PHEV.
Vendas em abril
O volume de produção do Ford Mustang Mach-E no México foi de 4.935 unidades, o que é um pouco decepcionante após o recorde mensal de março.
Está claro que há gargalos em termos de oferta, o que provoca meses mais fracos em termos de vendas, apesar da alta demanda (a Ford até parou de receber novas encomendas para o ano modelo 2022).
No acumulado do ano, a produção ultrapassou 23.000 unidades, enquanto o número total desde o lançamento está acima de 93.000 (excluindo a China, mercado onde o Mach-E é produzido e vendido localmente).
O Mustang Mach-E na versão GT Performance foi flagrado em testes recentemente nas ruas de São Paulo (SP). O modelo estava praticamente sem disfarce e mostra a intenção de lançamento por aqui, mas até o momento não há uma data oficial.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Teste Ford Mustang Mach-E: elétrico merece ser chamado de Mustang?
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Ford Mustang Mach-E: SUV elétrico é lançado no Brasil por R$ 486.000