Enquanto aguarda pelo lançamento aqui no Brasil, o Ford Mustang Mach-E segue fazendo sucesso nos Estados Unidos. Segundo o nosso time InsideEVs EUA apurou, o SUV elétrico da Ford não está mais disponível para encomendas de clientes de varejo em qualquer versão de acabamento.

Ao acessar a página do configurador online do Mustang Mach-E nos Estados Unidos, as versões Select, GT, Premium e California Route 1 apresentam a informação "não disponível para reservas" entre parênteses. Tudo indica que a Ford suspendeu discretamente os pedidos, sem divulgar nenhum comunicado oficial, além da indicação no site. 

Ford Mustang Mach-E - configurador

Dessa forma, o ano modelo atual não está mais disponível para encomendas, ao menos para os clientes do varejo. Isso acontece pouco tempo após os primeiros relatos sobre a Ford não estar recebendo mais pedidos para o Mustang Mach-E, no caso das versões Premium e California Route 1 no começo de março. 

Isso significa que os consumidores interessados no SUV elétrico terão que esperar pela chegada do ano/modelo 2023 ou aproveitar os modelos da linha 2022 remanescentes em algumas revendas. Nesse caso, ainda precisam contar com a sorte de não pagar ágio, uma prática que foi bastante criticada no começo do ano pelo CEO da Ford, Jim Farley. 

Galeria: Ford Mustang Mach-E - Flagra no Brasil

Na verdade, o número um da Ford nos Estados Unidos chegou a ameaçar os concessionários que praticassem ágio com a redução dos futuros pedidos de veículos da fábrica. 

A alta demanda é a razão que a Ford alega para o fato de não receber mais pedidos, mas a situação é um pouco mais complicada que isso. Embora a montadora não tenha declarado, a escassez global de matérias-primas, entre elas os semicondutores, também estão contribuindo para o problema, ao ponto da marca suspender temporariamente a produção do Mach-E na fábrica de Cuautitlan, no México, devido a problemas na cadeia de suprimentos.

Em outra situação, recentemente a Ford do Reino Unido aplicou um reajuste expressivo nos preços do modelo, da ordem de 6.200 libras (R$ 37.700), por conta do aumento nos custos de produção. 

Vale lembrar que o Mustang Mach-E na versão GT Performance foi flagrado em testes recentemente nas ruas de São Paulo (SP). O modelo estava praticamente sem disfarce e mostra a intenção de lançamento por aqui, mas até o momento ainda não temos a data oficial.

Fonte: InsideEVs EUA