A estratégia de transição energética da BMW está dando uma guinada com foco maior na capacidade de produção de veículos elétricos. Depois de revelar que a futura plataforma Neue Klasse (Nova Classe) será lançada em 2025, a marca premium alemã guarda mais uma carta na manga: uma nova geração de baterias de baixo custo.
Segundo apurado pelo Automotive News Europe, a BMW pretende colocar no mercado uma nova geração de baterias junto com a chegada da Neue Klasse. O objetivo é enfrentar o aumento de preços das matérias-primas como lítio e níquel, por exemplo, e ao mesmo tempo reduzir consideravelmente o preço final do carro elétrico.
Estamos falando de baterias compostas por células cilíndricas, um formato mais recente que a Tesla começa a usar e promete melhores resultados em termos de eficiência, potência e densidade energética. De acordo com fontes ligadas ao projeto da BMW, as novas células cilíndricas proporcionarão uma queda de 30% no custo final da bateria.
De forma resumida, afirmou-se que dentro de 3 anos a BMW irá produzir baterias mais eficientes e baratas do que a Tesla, o que permitirá à marca premium construir carros elétricos com maior autonomia do que a rival norte-americana.
Ainda não foi revelado quais serão os parceiros da BMW responsáveis pela produção dessas novas baterias, mas atualmente a montadora alemã trabalha com os fabricantes CATL, Samsung SDI e Northvolt.
Se por um lado as células compõem quatro quintos do preço final da bateria, a trajetória de redução do seu custo começa a enfrentar grandes desafios com a escalada global nos preços das matérias-primas. A grande questão aqui é que isso gera uma barreira rumo à equiparação de custos entre os carros elétricos e com motores à combustão.
Ainda não há um prazo exato sobre quando essa equiparação pode acontecer, onde algumas agências internacionais apostam em algo entre 2026 - 2027. No entanto, a recente crise global de componentes e disparada no custo das matérias-primas ampliou esse desafio.
De acordo com um levantamento da BloombergNEF, o custo médio das baterias de veículos elétricos foi de US$ 118 por cada kWh, onde pessoas ligadas à BMW afirmaram que a marca já está abaixo desse patamar, que cairá ainda mais em 2025.
Essa notícia sobre baterias mais baratas e eficientes, vem na sequência de uma guinada na estratégia de eletrificação da BMW. Anunciada como uma plataforma multi-energia, a Neue Klass ajudaria a marca premium a fazer a transição energética graças à sua flexibilidade: ela comportaria modelos a combustão, híbridos e elétricos. Mas agora tudo mudou e o plano é de que a futura arquitetura seja dedicada aos carros 100% elétricos.
A BMW disse que a plataforma Neue Klasse chegará ao mercado em 2025 servindo de base para a próxima geração do BMW Série 3, que será totalmente elétrica. Em seguida, novos modelos de médio porte serão montados sobre ela.
Fonte: Automotive News Europe
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