BMW terá baterias 30% mais baratas até 2025 para encarar a Tesla
Marca alemã aposta nas células cilíndricas e na nova plataforma elétrica para enfrentar a montadora de Elon Musk
A estratégia de transição energética da BMW está dando uma guinada com foco maior na capacidade de produção de veículos elétricos. Depois de revelar que a futura plataforma Neue Klasse (Nova Classe) será lançada em 2025, a marca premium alemã guarda mais uma carta na manga: uma nova geração de baterias de baixo custo.
Segundo apurado pelo Automotive News Europe, a BMW pretende colocar no mercado uma nova geração de baterias junto com a chegada da Neue Klasse. O objetivo é enfrentar o aumento de preços das matérias-primas como lítio e níquel, por exemplo, e ao mesmo tempo reduzir consideravelmente o preço final do carro elétrico.
Galeria: BMW iX (BR)
Células cilíndricas
Estamos falando de baterias compostas por células cilíndricas, um formato mais recente que a Tesla começa a usar e promete melhores resultados em termos de eficiência, potência e densidade energética. De acordo com fontes ligadas ao projeto da BMW, as novas células cilíndricas proporcionarão uma queda de 30% no custo final da bateria.
De forma resumida, afirmou-se que dentro de 3 anos a BMW irá produzir baterias mais eficientes e baratas do que a Tesla, o que permitirá à marca premium construir carros elétricos com maior autonomia do que a rival norte-americana.
Ainda não foi revelado quais serão os parceiros da BMW responsáveis pela produção dessas novas baterias, mas atualmente a montadora alemã trabalha com os fabricantes CATL, Samsung SDI e Northvolt.
Custo da bateria
Se por um lado as células compõem quatro quintos do preço final da bateria, a trajetória de redução do seu custo começa a enfrentar grandes desafios com a escalada global nos preços das matérias-primas. A grande questão aqui é que isso gera uma barreira rumo à equiparação de custos entre os carros elétricos e com motores à combustão.
Ainda não há um prazo exato sobre quando essa equiparação pode acontecer, onde algumas agências internacionais apostam em algo entre 2026 - 2027. No entanto, a recente crise global de componentes e disparada no custo das matérias-primas ampliou esse desafio.
De acordo com um levantamento da BloombergNEF, o custo médio das baterias de veículos elétricos foi de US$ 118 por cada kWh, onde pessoas ligadas à BMW afirmaram que a marca já está abaixo desse patamar, que cairá ainda mais em 2025.
Plataforma elétrica
Essa notícia sobre baterias mais baratas e eficientes, vem na sequência de uma guinada na estratégia de eletrificação da BMW. Anunciada como uma plataforma multi-energia, a Neue Klass ajudaria a marca premium a fazer a transição energética graças à sua flexibilidade: ela comportaria modelos a combustão, híbridos e elétricos. Mas agora tudo mudou e o plano é de que a futura arquitetura seja dedicada aos carros 100% elétricos.
A BMW disse que a plataforma Neue Klasse chegará ao mercado em 2025 servindo de base para a próxima geração do BMW Série 3, que será totalmente elétrica. Em seguida, novos modelos de médio porte serão montados sobre ela.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M3 elétrico aparece em primeira imagem oficial
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
BMW M: Todos os carros elétricos da divisão esportiva terão 4 motores
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
BMW anuncia centro de reciclagem de baterias com método sustentável
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
BMW revoluciona produção com carros que se movem sozinhos na fábrica