Maior produtora de baterias do mundo, CATL negocia fábricas nos EUA
Gigante chinesa está considerando plantas que serviriam BMW e Ford, localizadas na Carolina do Sul e Kentucky
A chinesa CATL, maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, está em negociações avançadas para escolher um local para sua primeira fábrica de baterias nos Estados Unidos.
A empresa está em fase final de negociação de terrenos nos EUA, disseram à Reuters duas pessoas familiarizadas com os planos. As fontes disseram que a CATL está em negociações para abrir fábricas que atenderiam o BMW Group e a Ford Motor Company, com locais potenciais, incluindo Carolina do Sul e Kentucky, onde as montadoras têm linhas de produção.
O objetivo da potencial fábrica da Carolina do Sul seria iniciar a produção de baterias em 2026, disse uma das fontes. A BMW já é cliente da CATL há algum tempo.
Embora a CATL tenha se recusado a comentar a notícia, seu presidente Zeng Yuqun disse na semana passada que a empresa estava procurando opções para localizar a produção das montadoras no exterior em seus próprios países.
Ele acrescentou que a CATL iniciou a produção em massa de baterias para mercados externos em 2021 e estava procurando consolidar sua posição como o principal fornecedor de baterias para montadoras estrangeiras "na próxima rodada de negociação de fornecedores", que começaria a partir de 2026.
A Contemporary Amperex Technology Co (CATL) está aumentando a produção e o fornecimento de minerais para atender à crescente demanda por veículos elétricos. De acordo com a consultoria Wood Mackenzie, a fabricante de baterias parece ter mais que o triplo de sua capacidade de fabricação de células até 2025.
A matéria sobre a fábrica planejada de baterias da CATL nos EUA vem à medida que o governo dos Estados Unidos está incentivando investimentos em veículos elétricos e outras fabricantes de baterias asiáticas estão anunciando planos para construir fábricas no país — incluindo as coreanas LG Energy, SK Innovation e Samsung SDI.
Na semana passada, a Casa Branca disse que destinaria mais de US$ 3 bilhões em financiamento de infraestrutura para a fabricação de baterias EV, com o presidente Joe Biden dizendo que quer que metade dos veículos vendidos nos EUA sejam elétricos até 2030.
A primeira fábrica de baterias da CATL fora da China será inaugurada ainda este ano em Arnstadt, Alemanha, para atender a BMW e outras montadoras. A CATL investirá 1,8 bilhão de euros na fábrica, que terá uma capacidade anual inicial de 8 GWh de baterias, com planos de aumentá-la para 14 GWh ao longo do tempo.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen ID.Golf adiado para 2029 por conta de novos atrasos
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Ford Maverick e Bronco: versões elétricas foram adiadas para após 2030