A Triumph anunciou algumas atualizações sobre a sua Project TE-1, protótipo para sua primeira moto elétrica, no início de fevereiro. Foi quando a empresa mostrou pela primeira vez o seu protótipo funcional. A moto foi construída após meses de cuidadosa colaboração com Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Limited e Warwick Manufacturing Group (WMG).

Desde então, a TE-1 entrou na chamada Fase Quatro, a última programada antes da revelação oficial, na qual o protótipo seria submetido a testes mais exaustivos. A novidade agora é que a moto elétrica da Triumph concluiu esta rodada de avaliações. A questão é que a marca não revelou mais nada.

Triumph Project TE-1 - moto elétrica- quadro

O que é que a Triumph aprendeu? provavelmente muito, embora não esteja divulgando todos os detalhes por enquanto. A empresa aparentemente quer criar um burburinho antes do lançamento, assim como tem feito com seus últimos lançamentos, mesmo os equipados com motores a combustão. A montadora britânica afirmou apenas que os detalhes e os resultados da última fase de testes serão revelados em 12 e julho. 

Desde a introdução do projeto até sua conclusão, parece que a Triumph e os seus parceiros não demoraram muito tempo. A primeira vez em que o Projeto TE-1 foi anunciado ao público foi em março de 2021. Não é claro há quanto tempo o conceito da primeira moto elétrica da marca passou nas fases de planeamento e discussão antes de todas as empresas terem começado a trabalhar em conjunto. Ainda assim, 16 meses é um tempo relativamente curto para algo deste tipo. 

É evidente pelo catálogo da Triumph que a marca se preocupa com os detalhes. Uma vez que esta é a primeira tentativa da montadora no segmento de motocicletas eléctricas, a Triumph parece estar sendo cautelosa na divulgação das informações, e por razões óbvias. A ideia é revelar a Projeto TE-1 após a moto ter sido bem-sucedida no desenvolvimento.

Se por um lado a falta de informações divulgadas possa parecer que a Triumph está tentando esconder algum tipo de problema ou entrave, a marca não estaria fazendo um grande barulho antecipando os resultados se eles não fossem ao menos em parte positivos.