A Stellantis quer lítio mais sustentável para seus carros elétricos. O Grupo, portanto, firma um acordo com a Controlled Thermal Resources (CTR), projeto mãe do The Hell's Kitchen Lithium Power, com sede no Campo Geotérmico do Mar de Salton, no Vale Imperial, Califórnia.
Do que consiste o projeto? Na recuperação do "ouro branco" das salmouras geotérmicas através do uso de energia renovável e vapor, com o objetivo de produzir lítio para baterias em um processo integrado de ciclo fechado, eliminando a necessidade de bacias de evaporação de salmoura, minas a céu aberto e processos de processamento alimentados por combustíveis fósseis.
Sob o acordo de vinculação de dez anos, a CTR fornecerá à Stellantis até 25.000 toneladas de hidróxido de lítio por ano. No total, a empresa produzirá 300 mil toneladas por ano, incluindo carbonato de lítio. Entre os parceiros da iniciativa há também a General Motors.
Para o grupo de automóveis ítalo-francês, no entanto, este é um novo compromisso, depois daquele com a Vulcan Energy, que faz parte do plano Dare Forward 2030, que pretende vender cinco milhões de carros na torneira até 2030 e alcançar 100% de energia elétrica completa no mix na Europa e 50% na América do Norte, onde serão lançados 25 modelos elétricos.
Além disso, a Stellantis está aumentando a capacidade planejada de produção de baterias de 140 GWh para cerca de 400 GWh. Esse crescimento será apoiado por cinco fábricas nos Continentes Antigo e Novo e contratos adicionais de fornecimento.
"Novos parâmetros"
"Na luta contra o aquecimento global, o fortalecimento da cadeia de fornecimento de veículos elétricos a bateria é absolutamente crucial para apoiar nossas ambições de eletrificação", diz Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
"Ao garantir uma oferta relevante, competitiva e de baixo carbono de lítio de vários parceiros ao redor do mundo, poderemos realizar nossos planos para a produção de veículos elétricos de forma responsável."
Rod Colwell, contrapartida da CTR, também comenta: "Este acordo de fornecimento com a Stellantis estabelece novos padrões para o setor automotivo nos Estados Unidos." O fornecimento de lítio limpo, produzido com energia a partir de um recurso renovável, ajuda a descarbonizar ainda mais a cadeia de fornecimento de acumuladores;
"Tudo isso possibilita a produção de carros de forma mais sustentável e com menor impacto ambiental. Estamos confiantes de que a relação com a Stellantis será sólida e produtiva."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Euro NCAP reprova sistema ADAS do BYD Yuan Plus
China recomenda que montadoras evitem investir em países com super tarifas
Em breve no Brasil, Zeekr X ganha versão acessível de R$ 110 mil na China
BYD supera Tesla em receita de vendas pela primeira vez na história