Um modelo fundamental na fase inicial da eletrificação na Hyundai se prepara para dar adeus ao mercado. Estamos falando do Hyundai Ioniq, lançado em 2016 com três opções de propulsão (híbrido, híbrido plug-in e totalmente elétrico) e que logo sairá de linha.
De acordo com a fabricante sul-coreana, a produção em série do Hyundai Ioniq chegará ao fim na fábrica de Ulsan (Coreia) em julho de 2022. O Hyundai Ioniq Electric totalmente elétrico e o Hyundai Ioniq híbrido plug-in não estão mais disponíveis para encomenda nos Estados Unidos.
A descontinuação do Ioniq é um movimento que vem sendo planejada há muito tempo. Segundo a Hyundai, isso se deve a mudanças nas demandas dos clientes.
Agora, o foco principal do grupo Hyundai está nos modelos totalmente elétricos baseados na plataforma E-GMP, como o Hyundai Ioniq 5, Kia EV6 e Genesis GV60 e os futuros SUV elétricos da linha.
Seja como for, este pioneiro Hyundai Ioniq teve seu papel e estabeleceu as bases para a nova série Ioniq da Hyundai (com Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 7 no cronograma).
A versão totalmente elétrica do carro chamava a atenção devido à sua eficiência (uma das mais altas de todos os tempos). Ao longo dos anos, houve duas versões do carro - a primeira com uma bateria de 28 kWh para 200 km de alcance pelo padrão norte-americano EPA (mais rigoroso que o WLTP) e a segunda com uma bateria de 38,3 kWh para até 274 km de alcance EPA.
Embora nunca tenha sido lançado no Brasil, o Hyundai Ioniq marcou presença no país durante o Salão do Automóvel de 2016, na versão híbrida, e no Salão de 2018 na versão totalmente elétrica.
Especificações do Hyundai IONIQ Electric 2020:
Fonte: Hyundai via Motor1.com
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