Rival do Prius, Hyundai Ioniq em versões híbrida e elétrica será aposentado
Lançado em 2016 nas versões híbrida, híbrida plug-in e totalmente elétrica, o Hyundai Ioniq terá a produção encerrada em julho
Um modelo fundamental na fase inicial da eletrificação na Hyundai se prepara para dar adeus ao mercado. Estamos falando do Hyundai Ioniq, lançado em 2016 com três opções de propulsão (híbrido, híbrido plug-in e totalmente elétrico) e que logo sairá de linha.
De acordo com a fabricante sul-coreana, a produção em série do Hyundai Ioniq chegará ao fim na fábrica de Ulsan (Coreia) em julho de 2022. O Hyundai Ioniq Electric totalmente elétrico e o Hyundai Ioniq híbrido plug-in não estão mais disponíveis para encomenda nos Estados Unidos.
Galeria: Hyundai IONIQ Electric no Salão de Los Angeles
A descontinuação do Ioniq é um movimento que vem sendo planejada há muito tempo. Segundo a Hyundai, isso se deve a mudanças nas demandas dos clientes.
Agora, o foco principal do grupo Hyundai está nos modelos totalmente elétricos baseados na plataforma E-GMP, como o Hyundai Ioniq 5, Kia EV6 e Genesis GV60 e os futuros SUV elétricos da linha.
Seja como for, este pioneiro Hyundai Ioniq teve seu papel e estabeleceu as bases para a nova série Ioniq da Hyundai (com Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 7 no cronograma).
A versão totalmente elétrica do carro chamava a atenção devido à sua eficiência (uma das mais altas de todos os tempos). Ao longo dos anos, houve duas versões do carro - a primeira com uma bateria de 28 kWh para 200 km de alcance pelo padrão norte-americano EPA (mais rigoroso que o WLTP) e a segunda com uma bateria de 38,3 kWh para até 274 km de alcance EPA.
Embora nunca tenha sido lançado no Brasil, o Hyundai Ioniq marcou presença no país durante o Salão do Automóvel de 2016, na versão híbrida, e no Salão de 2018 na versão totalmente elétrica.
Especificações do Hyundai IONIQ Electric 2020:
- alcance de 311 km WLTP e 273,5 km EPA
em comparação com os 200 km EPA anteriores - Bateria de polímero de íons de lítio de 38,3 kWh (líquida) (potência de 113 kW, tensão nominal 319,4 V), em comparação com 28 kWh anteriormente
- Densidade de energia: 112,4 Wh/kg
- Motor Síncrono de Ímã Permanente - 100 kW (136 cv) e 30,0 kgfm
- Velocidade máxima de 165 km/h
- Carregador a bordo de 7,2 kW (em comparação com 6,6 kW anteriormente)
- Padrão AC carregando em aproximadamente: 6 horas e 5 minutos
- Carregamento rápido DC (80%) em menos de 1 h: aproximadamente 57 min a partir de 50 kW carregador e aproximadamente 54 min a partir de 100 kW carregador (a potência máxima acima de 50 kW está disponível apenas para janela SOC estreita)
- Dimensões (m): comprimento 4.470, largura 1.820, altura 1.450/1.475, Distância entre-eixos 2.700
- Peso em ordem de marcha: 1.527 (min) - 1.575 (máx) kg
- Carga máxima: 395-443 kg
- Peso bruto do veículo: 1.970 kg
Fonte: Hyundai via Motor1.com
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