A Lightyear é a startup conhecida por ter criado o Lightyear 0, o sedã elétrico de painel fotovoltaico apresentado recentemente em sua versão final. Mas a empresa holandesa hoje volta às manchetes com outro projeto interessante sempre sobre o tema da mobilidade elétrica.
Juntamente com a Elaphe, empresa especializada em powertrains e esquemas de propulsão de emissão zero, a Lightyear afirma ter feito um dos motores elétricos mais eficientes do mundo: "Alcançamos uma eficiência de 97% com nosso motor na roda, perdendo uma pequena porcentagem de energia como calor".
O motor é colocado dentro de uma roda que a Lightyear afirma ser baseado em um motor Elaphe modificado. Atualmente, a unidade passa pela fase de testes que levará à validação do projeto e ao método de produção.
Uma vez liberado, o novo motor será produzido pela própria Elaphe - que, entre outras coisas, também assinou um acordo para o fornecimento de powertrains com a Aptera - em suas fábricas sediadas na Eslovênia.
A Lightyear disse ainda que os resultados satisfatórios em termos de desempenho e eficiência convenceram os técnicos a instalar 4 desses motores dentro das quatro rodas do Lightyear 0, o sedã que em breve entrará em produção na Finlândia e que chegará aos primeiros clientes entre o final de 2022 e o início de 2023.
O carro, que será fabricado em um lote de 946 unidades e tem um preço inicial de 250.000 euros (R$ 1,36 milhão), foi descrito como o carro elétrico mais eficiente em linha, com números de consumo mais baixos do que qualquer outro carro de emissão zero no mercado. Trens-de-força deste tipo também podem ser usados nos próximos carros programados pela empresa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Volkswagen vai renovar a sua gama de carros elétricos até 2026
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Stellantis deve lançar novos compactos elétricos até o fim da década
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas