A BYD anunciou nesta semana um recorde histórico nas vendas de carros elétricos e híbridos plug-in ao redor do mundo. Junto com os números de emplacamentos em junho, a montadora chinesa divulgou as vendas totais do 1º semestre de 2022 com um forte crescimento sobre o mesmo período do ano anterior.
De acordo com o último balanço de vendas, foram vendidos 641.350 veículos "New Energy", que na prática são os modelos eletrificados (elétricos a bateria, híbridos plug-in e a célula de combustível), os únicos tipos de propulsão oferecidos - a BYD não produz mais carros exclusivamente a combustão desde o começo deste ano.
Enquanto a concorrência no segmento de carros elétricos se acirra, a marca chinesa vai consolidando uma forte posição global. Naturalmente, a China é o grande mercado da BYD, mas a empresa tem expandido suas operações para regiões como a Europa, Austrália e América Latina, incluindo o Brasil.
Caso à parte, a China é o maior mercado mundial de carros elétricos onde 1 a cada 5 modelos vendidos já possui esse tipo de propulsão. E enquanto avança no ranking global, a BYD é a montadora que mais vende carros elétricos no país asiático, o que é bastante significativo.
No entanto, em termos globais, a liderança de vendas de carros elétricos ainda continua com a Tesla, que divulgou nesta semana o total de 564.743 veículos elétricos entregues de janeiro a junho de 2022.
E como dissemos no início, a BYD emplacou mais de 650 mil veículos nesse primeiro semestre, mas excluindo os híbridos plug-in, restam 323.519 carros 100% elétricos, uma diferença de 241.223 unidades para a Tesla.
Na última sexta-feira a BYD anunciou que vendeu 134.036 veículos eletrificados em junho, um aumento de 314,9% em relação ao ano anterior e um número recorde, apesar de todos os contratempos na cadeia global de suprimentos e dos bloqueios por conta da Covid-19 na China.
Enquanto as vendas de veículos elétricos e híbridos da BYD apenas neste primeiro semestre já superam o total do ano passado, a montadora chinesa tem como meta encerrar o ano com 1,5 milhão de veículos eletrificados, dos quais cerca de 600.000 veículos totalmente elétricos.
Analisando todos esses dados, a conclusão é de que a Tesla desacelerou, ficando abaixo de sua própria meta, mas ainda deve seguir na liderança de vendas de carros elétricos por algum tempo. A BYD acelera forte e em algum momento pode alcançar a empresa de Elon Musk, mas provavelmente ainda não será neste ano.
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