Veículos de imprensa do mundo inteiro estão relatando que a montadora chinesa BYD ultrapassou a Tesla como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo em vendas no primeiro semestre de 2022.
Isso é verdade? Bem, depende da definição de um veículo elétrico. A BYD, que pertence à Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, vendeu 641.350 veículos 'New Energy' nos primeiros seis meses de 2022, um salto maciço de 314% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Há uma (grande) pegadinha, no entanto: nem todos esses veículos eram totalmente elétricos. Do total, 323.519 unidades ou pouco mais de 50% eram veículos elétricos a bateria (BEV); o resto eram híbridos plug-in (PHEV). De acordo com as regras de vendas da China, os PHEVs e BEVs são contabilizados juntos como veículos energéticos novos (NEVs).
Durante o mesmo período, a Tesla vendeu 564.743 veículos, todos eles obviamente totalmente elétricos. Isso significa que a fabricante de veículos elétricos dos EUA ainda é a maior fabricante de veículos elétricos a bateria do mundo em vendas, apesar de um segundo trimestre difícil causado por interrupções na cadeia de suprimentos e redução de vendas na China.
Embora a Tesla continue sendo a fabricante global de veículos elétricos nº 1, ela claramente não pode se dar ao luxo de ignorar a ascensão da BYD. A montadora chinesa também é uma potência na produção de baterias para veículos elétricos, tendo recentemente ultrapassado a sul-coreana LG como a segunda maior produtora mundial de baterias.
De acordo com a SNE Research, com sede em Seul, citada pelo Financial Times, a BYD superou a LG Energy em termos de participação mensal de mercado desde abril. A Tecnologia Contemporânea Amperex da China, conhecida como CATL, continua sendo a líder mundial neste campo.
A BYD Auto atualmente vende uma série de veículos elétricos a bateria na China, o mercado responsável pela maioria esmagadora de suas vendas. Os VEs mais bem sucedidos feitos pela BYD incluem o Han EV, Dolphin, Qin Plus, Yuan Plus, Song, e a lista continua.
A empresa revelou recentemente o sedã elétrico BYD Seal, um concorrente para o Tesla Model 3 com enorme potencial de vendas, especialmente se a empresa planeja começar a exportar seus veículos elétricos de passageiros, como os rumores indicam.
O Financial Times cita Tu Le, diretor-executivo do grupo consultivo Sino Auto Insights, afirmando que a expansão global da BYD não é uma questão de se, mas quando, acrescentando que o fabricante chinês vai fazer "alguns movimentos realmente agressivos para se tornar internacional".
Ele espera que a BYD em breve desafie as montadoras estrangeiras em mercados-chave, especialmente nos Estados Unidos. Nesse ponto, a Tesla deveria estar realmente preocupada.
Fonte: Financial Times
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