A nova bateria estrutural com células 4680 colocadas em produção recentemente no Tesla Model Y montado na Gigafactory Texas é um grande passo não só para a empresa, mas também para o segmento de veículos elétricos como um todo.

Segundo a Tesla, essa solução apresenta muitas vantagens, como uma grande redução no número de peças utilizadas tanto na bateria quanto no carro elétrico, o que permite que a linha de produção do pacote seja menos da metade do tamanho das fábricas anteriores.

Mais importante, a empresa disse que as novas células, juntamente com o pacote estrutural, devem aumentar a autonomia do Model Y em 16% e diminuir o peso geral do carro em 10%, resultando em melhor aceleração e dirigibilidade.

Como os proprietários do Tesla Model Y fabricado no Texas perceberam ao receber seus carros, esse não é exatamente o caso. Pelo menos não quando se trata da autonomia, que na verdade é menor do que no Model Y correspondente equipado com as tradicionais baterias 2170.

A boa notícia é que o CEO da Tesla, Elon Musk, está ciente disso e diz que há muito espaço para melhorias com a bateria estrutural. Em resposta no Twitter a um post que fazia referência à recente remoção do pacote estrutural 4680 da Munro & Associates como parte de uma série de vídeos de desmanche do Model Y, Elon Musk admitiu que o pacote estrutural requer melhorias.

"O pacote estrutural é a arquitetura geral certa do ponto de vista da física, mas ainda está longe de ser otimizado."

Infelizmente, ele não forneceu mais detalhes sobre o trabalho de otimização que precisa ser feito, mas é bastante claro que a Tesla buscará melhorar o pacote estrutural daqui para frente; afinal, esta é apenas a primeira iteração de produção da nova tecnologia de bateria.

A Tesla é conhecida por sua filosofia de melhorar constantemente seus produtos, e a bateria estrutural com células cilíndricas do tipo 4680, não será exceção à regra. 

Em seu vídeo recente, a Munro & Associates descreveu o pacote estrutural como "alucinante", observando que todo o conjunto - bateria com assentos e console central - pesa apenas 543 quilos.