Elon Musk diz que a bateria estrutural está "longe de ser otimizada"
No entanto, o CEO da Tesla não forneceu detalhes sobre quais otimizações ele tem em mente para as novas baterias do Model Y
A nova bateria estrutural com células 4680 colocadas em produção recentemente no Tesla Model Y montado na Gigafactory Texas é um grande passo não só para a empresa, mas também para o segmento de veículos elétricos como um todo.
Segundo a Tesla, essa solução apresenta muitas vantagens, como uma grande redução no número de peças utilizadas tanto na bateria quanto no carro elétrico, o que permite que a linha de produção do pacote seja menos da metade do tamanho das fábricas anteriores.
Mais importante, a empresa disse que as novas células, juntamente com o pacote estrutural, devem aumentar a autonomia do Model Y em 16% e diminuir o peso geral do carro em 10%, resultando em melhor aceleração e dirigibilidade.
Como os proprietários do Tesla Model Y fabricado no Texas perceberam ao receber seus carros, esse não é exatamente o caso. Pelo menos não quando se trata da autonomia, que na verdade é menor do que no Model Y correspondente equipado com as tradicionais baterias 2170.
A boa notícia é que o CEO da Tesla, Elon Musk, está ciente disso e diz que há muito espaço para melhorias com a bateria estrutural. Em resposta no Twitter a um post que fazia referência à recente remoção do pacote estrutural 4680 da Munro & Associates como parte de uma série de vídeos de desmanche do Model Y, Elon Musk admitiu que o pacote estrutural requer melhorias.
"O pacote estrutural é a arquitetura geral certa do ponto de vista da física, mas ainda está longe de ser otimizado."
Infelizmente, ele não forneceu mais detalhes sobre o trabalho de otimização que precisa ser feito, mas é bastante claro que a Tesla buscará melhorar o pacote estrutural daqui para frente; afinal, esta é apenas a primeira iteração de produção da nova tecnologia de bateria.
A Tesla é conhecida por sua filosofia de melhorar constantemente seus produtos, e a bateria estrutural com células cilíndricas do tipo 4680, não será exceção à regra.
Em seu vídeo recente, a Munro & Associates descreveu o pacote estrutural como "alucinante", observando que todo o conjunto - bateria com assentos e console central - pesa apenas 543 quilos.
Fonte: Elon Musk (Twitter)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"