O Santo Graal do carro elétrico é representado hoje pelas baterias de estado sólido: uma tecnologia que pode mudar radicalmente o cenário, afetando decisivamente a autonomia e os tempos de carregamento. Mas há um obstáculo crucial: até o momento, os custos de produção ainda são proibitivos em comparação com as tradicionais células de íons de lítio.
Um limite ao qual muitos estão trabalhando, numa corrida pela supremacia tecnológica que acabou sob as lentes do diário empresarial japonês Nikkei, que examinou os pedidos de patentes de estado sólido apresentados à Organização Mundial da Propriedade Intelectual ao longo dos últimos 20 anos. A apuração revela que são os gigantes asiáticos que estão mais adiantados nesta direção, com empresas da terra do Sol Nascente na dianteira.
À frente de todos está a Toyota, com 1.331 patentes registradas. Panasonic e Idemitsu Kosan completam o pódio, ainda que espaçados, com 445 e 272 patentes, respectivamente.
A primeira empresa não japonesa neste ranking especial é a Samsung, que detém o 4º lugar e quebra parcialmente um domínio que vê as entidades japonesas presentes em 6 posições deste Top 10 em particular. Se os planos forem cumpridos, a Toyota poderá estrear seu primeiro carro com baterias de estado sólido antes de 2025, enquanto Honda e Nissan estabeleceram a meta no segundo período de cinco anos da década.
O domínio da Toyota, que em 2020 foi a primeira a apresentar um protótipo de veículo elétrico com baterias de estado sólido, e que teve um crescimento constante de patentes nos últimos anos, é prejudicada pela chegada de competidores sul-coreanos e chineses.
Os primeiros são liderados pela LG Chem, que entre 2016 e 2020 conseguiu triplicar o número de patentes registradas e está focando muito em pesquisas nesse sentido e teria alcançado os primeiros excelentes resultados nos ensaios.
As empresas chinesas, por sua vez, apoiadas por fundos estatais particularmente generosos, estão tentando investir pesadamente em baterias de estado sólido para manter a liderança assumida em células de íons de lítio nesta tecnologia também.
Se as grandes potências asiáticas ditam o ritmo, mesmo no Ocidente as empresas tentam acompanhar o ritmo: Ford e BMW têm como objetivo fornecer as baterias da startup americana Solid State, enquanto o Grupo Volkswagen se concentrou no QuantumScape para chegar a 2025 com o primeiro carro elétrico equipado com essa tecnologia.
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