Parece que a Ford realmente está levando a sério a ideia de eletrificar sua linha de picapes. A montadora norte-americana efetuou o registro dos nomes Maverick Lightning e Range Lightning junto ao Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) em 11 de julho, o que é praticamente uma confirmação de que as picapes terão versões totalmente elétricas.
Descoberto pelo CarBuzz, o pedido de registro de marca sugere que a Maverick e a Ranger seguirão os passos da F-150 e terão as variantes totalmente elétricas Lightning. Arquivadas sob a categoria "Bens e serviços", as aplicações apresentam a seguinte descrição:
Veículos motorizados, ou seja, automóveis, picapes, veículos elétricos na natureza dos automóveis, picapes, veículos utilitários esportivos e suas partes estruturais.
Embora a Ford não tenha guardado segredo sobre os planos para expandir sua linha de picapes totalmente elétricas, este é o primeiro passo oficial nessa direção. A montadora já anunciou que outra picape elétrica está em desenvolvimento, na sequência da F-150 Lightning.
Em abril, o CEO da Ford Motor Company, Jim Farley, sugeriu que uma segunda picape totalmente elétrica será feita no estado do Tennessee.
"Já estamos preparando o terreno em Blue Oval City, no Tennessee, para outra picape elétrica que é diferente [do F-150 Lightning]."
Isso veio na sequência de uma declaração do ano passado, feita após o lançamento do Maverick, quando Farley disse que poderia imaginar a produção de uma família de variantes Maverick, incluindo um modelo elétrico. Além disso, um porta-voz da empresa disse ao Jalopnik que a segunda picape elétrica seria um modelo de última geração não relacionado ao F-150 Lightning.
A novíssima Ford Ranger, que foi revelada em novembro de 2021 na Europa, se enquadra no projeto, já que sua plataforma é conhecida por suportar todas as formas de trens de força eletrificados, desde os híbridos leves até um modelo totalmente elétrico.
Curiosamente, no mês passado, a Ford apresentou pedidos de registro nos Estados Unidos e no Canadá para o nome Thunder, para uso nos modelos Maverick, Ranger, e F-150. A Ford usou anteriormente o nome Thunder para uma variante Ranger mais voltada para o off-road na Europa, mas estes novos pedidos dariam a cada uma das 3 picapes o nome Thunder nos Estados Unidos e Canadá.
A intenção da Ford com o nome Thunder não é muito clara, com algumas especulações de que ela poderia rebatizar o nome para eletrificação, com os modelos Thunder para designar variantes elétricas off-road dos Maverick, Ranger e F-150, mas isso é apenas especulação por enquanto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 Lightning: picape elétrica é apresentada no Brasil pela 1ª vez
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Ford F-150 Lightning roda 150.000 km e mantém 97% de capacidade da bateria
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Ford F-150 Lightning ganha versão com 515 km de alcance para ampliar vendas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford reduz tempo de espera da F-150 Lightning XLT para 3 meses