Proprietária da Volvo, Geely revela picape elétrica com ambições globais
Baseada em uma plataforma elétrica dedicada, a Radar Auto RD6 será lançada no final do ano com autonomia de até 600 km
Proprietária de marcas automotivas como a Volvo, a holding chinesa Geely anunciou o lançamento de uma nova submarca dedicada aos veículos elétricos chamada Radar Auto que revelou sua primeira picape elétrica.
A picape média chamada Radar RD6 é o primeiro modelo da marca de uma linha que incluirá caminhões e SUVs. Todos os modelos Radar Auto, incluindo a picape RD6, serão baseados na arquitetura elétrica dedicada da Geely (SEA).
Projetada com a colaboração de Peter Horbury, vice-presidente executivo de design da Geely Auto, a Radar RD6 é descrita pela empresa como uma picape elétrica 'estilo de vida'.
Galeria: Radar RD6 - Picape Elétrica
Teremos que esperar um pouco pelas especificações e números de desempenho, mas Geely disse que a plataforma SEA dará ao RD6 "fundamentos tecnológicos consideráveis que incluirão opções de motor simples e duplo". Reportagens da China afirmam que a RD6 entre 200 e quase 400 cavalos de potência e uma autonomia máxima de cerca de 600 quilômetros pelo ciclo CLTC da China, mas esses números ainda não são oficiais.
O comunicado de imprensa diz que o uso da plataforma EV dedicada também permitiu que engenheiros e designers maximizassem consideravelmente o espaço, permitindo um porta-malas dianteiro sob o capô (frunk), bem como uma caçamba equipada com um esquema para o carregamento externo. Quanto às dimensões, a Radar RD6 supostamente tem um tamanho similar ao de uma picape média como a Toyota Hilux.
As picapes são vistas como um segmento de nicho na China, onde a maioria dos agricultores as utiliza. Elas ainda estão banidas da maioria das vias urbanas, apesar de uma brecha que desde 2016 permite a entrada em áreas determinadas em várias cidades.
Por que Geely está lançando uma picape elétrica? Bem, enquanto as vendas de picapes representavam cerca de 2% das vendas de automóveis da China em 2021, seu crescimento está superando o de outros segmentos, incluindo sedãs e utilitários esportivos.
Além disso, os moradores das cidades estão cada vez mais interessados em picapes, pois estão participando de atividades ao ar livre, como acampar, caminhar e se aventurar em meio às restrições do Covid-19 em reuniões e viagens.
"Mais pessoas estão buscando um estilo de vida saudável com mais atividades ao ar livre, enquanto os governos também estão relaxando as restrições para coletas nas cidades. Essas mudanças estão apoiando o crescimento das picapes."
O CEO da Radar Auto, Ling Shiquan
Em um movimento que lembra a Rivian, a Radar Auto também está introduzindo uma submarca de estilo de vida chamada Radar Weekends que se concentrará em estilos de vida ao ar livre e trabalhará com diferentes parceiros "para criar um ecossistema divertido e diversificado ao ar livre".
A Geely iniciará a produção e entregas da picape elétrica Radar RD6 na China no quarto trimestre, com preços a serem anunciados mais adiante. O CEO da Radar Auto, Ling Shiquan, disse à Reuters que a empresa também está olhando para potenciais oportunidades de expansão no Sudeste Asiático e também pode tentar trazer a caminhonete zero emissão para os EUA, o maior mercado mundial de picapes.
Fonte: Zhejiang Geely Holding Group via Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Caminhão elétrico da Renault tem 600 km de autonomia
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Isenção de IPVA: Governo de São Paulo exclui carros e ônibus elétricos
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
Jaguar Typ 00 EV: Tudo que já sabemos sobre ele
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD