O Volkswagen Group China reporta uma redução significativa no total de entregas de veículos na China durante o primeiro semestre de 2022. O volume na China continental e Hong Kong foi de 1,47 milhão de veículos (queda de 20,5% em relação ao ano anterior). Isso inclui 1.081.700 unidades da Volkswagen e sua submarca Jetta (queda de 18,8% em relação ao ano anterior).
De acordo com a montadora alemã, o desempenho foi fortemente impactado por restrições prolongadas do COVID-19 que causaram fechamentos de fábricas (especificamente em dois centros de produção locais: Changchun e Xangai), gargalos de abastecimento e uma queda nas vendas.
Pelo lado positivo, a flexibilização das restrições em todo o país e o fim do bloqueio de Xangai em junho permitiram que a VW melhorasse rapidamente as vendas. No mês passado, o Grupo Volkswagen vendeu 340,8 mil veículos, 27,2% a mais do que há um ano.
As vendas de carros elétricos e híbridos plug-in da marca Volkswagen mais que dobraram no primeiro semestre deste ano para 75.900 (aumento de 107,4%), o que equivale a cerca de 7% do volume total da empresa.
Quase 80% disso recai sobre os modelos totalmente elétricos da linha Volkswagen ID. - 59.400 (aumento de 751% em relação ao ano anterior) ou 5,5% do volume total.
As vendas dos carros elétricos Volkswagen ID. melhoraram significativamente graças ao forte resultado de junho, com um novo recorde de mais de 17.600 unidades.
Vendas da linha Volkswagen ID na China:
Além das 59.400 unidades da linha Volkswagen ID. durante o primeiro semestre do ano, o Grupo Volkswagen vendeu também cerca de 4.100 outros carros (não ID.) totalmente elétricos na China, totalizando 63.500 veículos. As vendas de híbridos plug-in pelo grupo somaram cerca de 12.400.
A fabricante alemã mantém sua meta de dobrar as vendas de carros elétricos ID na China em 2022. Considerando as 70.625 unidades em 2021 (abaixo da meta interna de 80.000-100.000), seriam pelo menos 140.000 este ano.
De acordo com Stephan Wöllenstein (via Reuters), as vendas mensais dos modelos ID. no segundo semestre do ano devem ser de 15.000 a 20.000.
No entanto, analistas de mercado observaram que a Volkswagen está muito atrás dos líderes de mercado da BEV (carros elétricos a bateria) na China. Yale Zhang, chefe da consultoria Automotive Foresight, com sede em Xangai, disse que a Tesla tem trabalhado com vários volumes mais altos.
"Ninguém na Volkswagen deveria estar feliz com isso."
Na China, a marca Volkswagen oferece cinco veículos elétricos baseados na plataforma MEB através de duas joint ventures separadas:
Fonte: Volkswagen, Reuters
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