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Alpine A110 E-Ternité tem 242 cv e prevê versão elétrica do esportivo

Desempenho e acabamento praticamente não mudam na comparação com o modelo a gasolina, diz marca

Alpine A110 E-Ternité Concept

Divisão de esportividade e performance da Renault, a Alpine também se prepara para seguir as diretrizes do grupo e entrar de cabeça na era da eletrificação. Prova disso está sendo apresentada na forma do conceito A110 E-Ternité, que antecipa a versão puramente elétrica do esportivo da marca. A estreia para o público acontecerá no Grande Prêmio da França de Fórmula 1, neste fim de semana.

De acordo com a Alpine, os engenheiros do projeto trabalharam com o objetivo de tornar o A110 E-Ternité praticamente idêntico ao modelo tradicional movido a gasolina em termos de dinâmica e desempenho. A ideia foi manter as características gerais reconhecidas do carro atual, sem promover grades rupturas.

Galeria: Alpine A110 E-Ternité Concept

A bateria instalada no conjunto é exatamente a mesma do Renault Mégane E-Tech. Mudanças foram implementadas apenas nos módulos, a fim de otimizar a distribuição de peso pela carroceria e preservar a dinâmica do A110 convencional. No total, o E-Ternité é 258 kg mais pesado que o irmão a combustão, alcançado 1.378 kg (em atualizações futuras, a Renault diz que reduzirá o peso para 1.320 kg).

O motor elétrico entrega potência total de 242 cv e torque de 30,6 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e alcançando máxima de 250 km/h. Para efeito de comparação, o A110 a gasolina desenvolve, dependendo da versão, 252 cv ou 300 cv, acelera de 4,4 a 4,2 segundos e atinge velocidades máximas de 260 km/h ou 280 km/h. Números bem próximos, apesar do peso extra. Já a autonomia é de 420 km, contra 550 km do A110 com tanque cheio.

Alpine A110 E-Ternité Concept

A introdução do motor elétrico na traseira levou a Alpine a substituir a transmissão. Assim, em vez da caixa original de dupla embreagem e 7 marchas, foi adotada uma nova, mais compacta e leve. Além disso, o fabricante revisou todo o sistema eletrônico para adaptá-lo à presença da bateria e aos novos modos de direção. Entre outras coisas, o software que gerencia a parte de entretenimento e todo o trem de força pode ser constantemente aprimorado com atualizações remotas.

No visual, chama atenção o teto feito de fibra de carbono reciclada que pode ser removido para uma experiência de direção ainda mais envolvente. O lançamento da versão de produção é aguardado para 2026.

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