Alpine será uma marca de carros 100% elétricos e anuncia 3 novos modelos
Marca esportiva francesa se tornará 100% elétrica e fará parceria com a Lotus
Junto com a divulgação do seu plano estratégico, a Renault anunciou oficialmente a mudança global de sua marca esportiva Alpine. A marca, que agora tem como único modelo o cupê a gasolina A110, abandonará completamente os carros a combustão e migrará para os veículos elétricos.
A apresentação foi acompanhada por um teaser que mostra três futuros modelos elétricos: um hatchback compacto que será construído na base CMF-B, um crossover baseado no Nissan Ariya montado na plataforma CMF-EV e um carro esportivo que ainda não teve detalhes revelados.
Galeria: Alpine A110 S (2020)
Este último receberá uma arquitetura totalmente nova, que a empresa pretende desenvolver em conjunto com a Lotus. Agora os ingleses estão preparando seu próprio hipercarro elétrico Evija, mas dado o posicionamento da marca francesa, seu chassi deve ser mais simples e barato.
Talvez estejamos falando de um modelo elétrico que irá substituir os carros esportivos a gasolina, relativamente acessíveis, como Lotus Elise e Alpine A110. A este respeito, é interessante lembrar que o primeiro Tesla Roadster foi construído no chassi do Lotus Elise.
O cronograma com as datas de chegada dos novos modelos elétricos ainda não foi definido, mas o plano da Renault é tornar a Alpine uma marca lucrativa até 2025.
As perspectivas do automobilismo da Alpine agora não estão claras. Em 2021, a marca entra na Fórmula 1 por meio do rebranding da equipe Renault. Talvez, no futuro, se faça um movimento reverso, ou a francesa saia totalmente do campeonato. Caso contrário, o carro de corrida Alpine corre o risco de ser o único carro da marca com motor de combustão interna.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault e Geely apostam em parceria global para acelerar expansão no Brasil
Horse cria tecnologia inédita que elimina gasolina dos motores EREVs
BYD tentou comprar participação na Renault para ganhar fábricas na Europa
China já começa a se preparar para banir carros a gasolina e diesel
Clone do Fusca, GWM Ora 6 ganha motor elétrico de 204 cv
Leapmotor B10 estreia plataforma de 800 V e recarga em 16 minutos
Novo BYD Dolphin Mini cresce, muda e supera o Geely EX2 em tamanho