Ampliando sua linha de veículos elétricos no Brasil, a JAC Motors anuncia o lançamento do JAC E-JV 5.5, um furgão elétrico destinado ao serviço de entregas urbanas com 5,5 m3 de capacidade, 805 kg de carga útil e autonomia para até 300 km com uma carga. O modelo já está disponível pelo preço de R$ 314.900 e terá as primeiras entregas em novembro.
Trata-se do 10° veículo elétrico da JAC Motors a ser oferecido no Brasil e visa um segmento em forte expansão: o de entregas urbanas 'last mile', especialmente no transporte de compras feitas online em que o operador retira a encomenda do centro de distribuição e leva diretamente à residência do comprador.
“Esse segmento tem crescido muito no Brasil desde o início da pandemia. O consumidor acostumou-se a realizar compras online e quer receber rapidamente sua encomenda em casa. Por isso, escolhemos um veículo com amplo volume de carga, em um total de 5,5 m3, que é ágil nos deslocamentos urbanos e pode ser conduzido por qualquer motorista, sem restrições de circulação nos centros expandidos de grandes cidades. Tudo isso sem contar a excepcional economia no custo por km rodado à transportadora, justamente por ser 100% elétrico”, resume Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Medindo 5,11 metros de comprimento, 3,08 metros de entre-eixos, 1,90 metro de altura e 1.76 metro de largura, o furgão elétrico está equipado com um motor de 204 cv de potência e 30,1 kgfm de torque. A bateria que alimenta o sistema tem 50,2 kWh de capacidade, suficiente para uma autonomia declarada de 300 km em uso normal, ou 350 km com o modo Eco ativado.
Considerando um estado de carga de 20%, ao usar um carregador doméstico do tipo wallbox de 7 kWh serão necessárias 6 horas e 30 minutos para se atingir os 100% de carga de bateria, ou 1 hora em um carregador rápido.
O JAC E-JV 5.5 possui três modos de condução e frenagem regenerativa regulável em três níveis. Dada sua proposta, de entregas urbanas e curtas e pequenos volumes transportados, a capacidade de carga é de 805 kg e o volume é de 5,5 m3.
Assim como em outros modelos comerciais já lançados, a JAC Motors enfatiza o menor custo por quilômetro rodado do furgão elétrico em comparação com um modelo equivalente com motor a combustão.
Segundo a marca, para recarregar os 50,2 kWh da bateria, o proprietário do E-JV 5.5 vai gastar cerca de R$ 30, considerando o custo médio de energia elétrica no Estado de São Paulo, que é de R$ 0,60/kWh (considerando 0,70 kWh o valor seria de R$ 35).
Considerando que o furgão elétrico percorre 300 km com uma carga completa, o custo do km rodado com energia elétrica é de R$ 0,10 (ou R$ 0,12 no segundo caso). Já no caso do diesel, que custa em média R$ 7,00 o litro, considerando uma média de 10 km/l, o km rodado ficaria na faixa de R$ 0,70, um custo sete vezes mais alto.
Além disso, vale destacar o custo operacional mais baixo, não apenas pela economia com combustível, mas também nas despesas de manutenção, o que representa um custo seis vezes menor que nos modelos equivalentes com motores a combustão, graças a ausência de itens como câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção, óleo, filtros, catalisador, correias etc.
De série, o furgão elétrico JAC E-JV 5.5 vem equipado com ar-condicionado, vidros, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, regulagem de altura do volante, função Auto Hold, rodas de alumínio de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, luzes de neblina dianteiras e traseiras e TPMS (sensor de pressão dos pneus) e um sistema multimídia com tela de 10,25" com interface que permitir espelhamento para telefone celular por bluetooth (sem uso de cabo) e câmera auxiliar traseira.
Segundo Sérgio Habib, a previsão é de que o E-JV 5.5 se torne o veículo elétrico comercial mais vendido da marca, dada a sua proposta: "Estimamos cerca de 50 unidades por mês".
Além disso, durante a apresentação do modelo, o executivo destacou que além das vantagens operacionais (dependendo da quilometragem rodada), os veículos elétricos comerciais avançarão mais rápido no mercado também por conta de suas vantagens ambientais e iniciativas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), agregando valor às empresas que têm consciência ambiental e optam por esse tipo de veículo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
JAC Hunter EV: nova picape elétrica será lançada no Brasil no final de 2024
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Flagra JAC T9 EV: picape elétrica aparece "limpa" antes da estreia no Brasil
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
JAC EJS-3 já é vendido no Uruguai; rival do Dolphin também virá ao Brasil