A petrolífera BP (British Petroleum) abriu sua primeira estação de carregamento rápido voltada para caminhões elétricos médios e pesados, como parte da preparação para a eletrificação em massa. A estação está localizada no posto de combustível da marca Aral da BP em Rheinland-Pfalz, Alemanha.
É uma instalação equipada com dois carregadores CCS2 de 300 kW, o que significa que veículos grandes e pesados podem manobrar mais facilmente, em comparação com os pontos de carregamento padrão para carros, que muitas vezes requerem estacionamento perpendicular.
A empresa estima que durante uma pausa obrigatória de 45 minutos, um caminhão elétrico típico pode reabastecer cerca de 150-200 km de alcance de condução. Enquanto isso, o motorista tem acesso a serviços adicionais, como comida e bebida para suas viagens, além de banheiros.
É claro que, no futuro, estações como esta devem ser equipadas com carregadores muito mais potentes, de maior capacidade e como o conector padrão Megawatt Charging System (MCS).
E este é apenas o primeiro passo. No caso da primeira estação da BP, a empresa fez parceria com a Daimler Truck, que já fabrica os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros e eEconic. As duas empresas pretendem "entender os requisitos para um hub de carregamento de caminhões".
Emma Delaney, vice-presidente executiva, clientes & produtos da BP, disse:
"Schwegenheim é um exemplo perfeito do que a indústria precisa – carregamento ultrarrápido com baias de carregamento seguras para caminhões, perto de redes rodoviárias estratégicas e um lugar onde os motoristas possam fazer uma pausa e se refrescar com alimentos e bebidas."
Segundo a ACEA, cerca de 1.000 caminhões elétricos foram vendidos na Alemanha em 2021. Espera-se que esse número aumente significativamente - para mais de 150.000 até 2030, dos quais cerca de 43% (ou quase 65.000) na Alemanha.
A rede de carregamento da BP na Alemanha conta atualmente com mais de 850 pontos de carregamento rápido para carros e veículos comerciais leves, instalados em estações da rede de postos Aral. Nos próximos anos, a empresa instalará milhares de carregadores adicionais - alguns em parceria com a Volkswagen na Alemanha e no Reino Unido.
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