Stellantis ultrapassa a Tesla nas vendas de carros elétricos na Europa
A Stellantis vendeu 105.413 veículos elétricos no 1º semestre de 2022 na Europa, em comparação com os 78.277 da Tesla
A Stellantis está em alta na Europa quando se trata de vendas de carros elétricos, com o grupo franco-ítalo-americano ultrapassando a Tesla no primeiro semestre do ano e se aproximando do Grupo Volkswagen.
O grupo automotivo nascido da fusão do Grupo PSA e da Fiat-Chrysler Automobiles pretende se tornar o mais vendido da Europa em veículos elétricos a bateria, à frente da Volkswagen e da Tesla.
No primeiro semestre de 2022, a Stellantis vendeu 105.413 carros totalmente elétricos na Europa, em comparação com os 78.277 emplacamentos da Tesla, e ficou logo atrás do Grupo Volkswagen (116.307), segundo dados do Dataforce citados pela Automotive News Europe.
Os números incluem emplacamentos nos 27 países da União Europeia mais Reino Unido, Suíça, Islândia e Noruega; dados de Portugal, Suécia e Finlândia não estavam disponíveis.
O veículo elétrico mais vendido da Stellantis na Europa foi o Fiat 500e, que também foi o carro totalmente elétrico mais vendido na Europa Ocidental no segundo trimestre, segundo o analista Matthias Schmidt. Esta foi a primeira vez que um modelo da Tesla não teve essa honra desde o último trimestre de 2020.
O Novo 500e da Fiat também foi o veículo elétrico mais vendido na Itália e na Alemanha no segundo trimestre, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, aos investidores durante a conferência de resultados do primeiro semestre. Outro destaque da Stellantis foi o hatchback Peugeot e-208, que foi o VE mais vendido da França no mesmo período.
O crescimento das vendas de veículos elétricos da Tesla na Europa desacelerou em meio aos bloqueios por conta da Covid-19 em sua fábrica em Xangai, China, que produz os modelos Model 3 e Model Y para exportação para a Europa, além de uma progressão lenta de sua nova fábrica na região de Berlim, que começou a produção do Model Y em março.
No entanto, o analista Mathias Schmidt espera que a Tesla "retorne abalando no terceiro trimestre" à medida que os bloqueios do coronavírus terminam na China, a produção de Berlim aumenta e os problemas de fornecimento de semicondutores melhoram. Schmidt prevê que a Tesla entregará aproximadamente 200.000 unidades na Europa no segundo semestre do ano.
Embora a Tesla tenha visto seus volumes trimestrais europeus caírem para seus níveis mais baixos em dois anos, seus modelos ainda mantiveram os dois primeiros lugares na Europa no primeiro semestre. O Model Y liderou com 39.969 vendas, seguido pelo Model 3 com 38.280, Fiat New 500 com 32.315 e Peugeot e-208 com 21.918. O veículo elétrico mais vendido do Grupo Volkswagen, o Skoda Enyaq iV, ficou em quinto lugar, com 19.951 vendas.
As vendas da Stellantis também incluíram milhares de vans de passageiros totalmente elétricas, incluindo a van compacta Citroën ë-Berlingo (956 vendas) e seu irmão Opel Combo-e (866).
No Brasil, a Stellantis vende atualmente os carros elétricos Fiat 500e e Peugeot 208 e-GT, além dos veículos comerciais Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy e Fiat e-Scudo.
Fonte: Dataforce via Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil em 2023
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Pegueot promove experiência elétrica com e-2008 de R$ 209.990 em SP
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Novo Peugeot e-208 2024 com retoque visual e 400 km de alcance é revelado