A Nissan apresentou nesta terça-feira (23) em São Paulo (SP), novos detalhes sobre seu plano estratégico de longo prazo chamado Nissan Ambition 2030. Entre as novidades, está o anúncio de que a tecnologia de propulsão híbrida e-Power será lançada no país em 2023, embora não tenha revelado ainda em qual modelo ela estará.
Para sustentar o novo plano estratégico, apoiado em tecnologia e aceleração da eletrificação, a fabricante japonesa anunciou investimentos da ordem de US$ 17,6 bilhões nos próximos cinco anos em termos globais.
E nesse processo de transição energética da Nissan para os carros 100% elétricos, os modelos eletrificados ainda desempenharão um papel importante durante algum tempo. E para preencher essa lacuna a marca japonesa vem trabalhando há alguns anos na tecnologia e-Power.
Em linhas gerais, o sistema e-POWER utiliza um motor a gasolina que serve apenas como gerador para fornecer energia elétrica à bateria do trem de força e-Power, que, por sua vez impulsiona o veículo o tempo todo.
No caso do SUV compacto Kicks, o trem de força eletrificado é composto pelo motor a gasolina 1.2 litro de 72 cv associado a uma unidade elétrica. A potência do sistema é de 134 cv e o torque máximo é de 28,4 kgfm, com consumo de 23 km/l.
Já o Sentra e-Power, tem como destaque o consumo médio do combustível declarado de 3,9 litros / 100 km, ou 25,6 km/l, certamente um bom número considerando a proposta do carro.
Na apresentação desta terça-feira a Nissan confirmou que a tecnologia e-Power, enfim, chegará ao Brasil em 2023. No entanto, não revelou em quais modelos ela estará presente.
Globalmente falando, a Nissan pretende lançar 23 novos modelos eletrificados, incluindo 15 novos carros elétricos, para alcançar um mix de eletrificação de 50% até o ano de 2030 nas marcas Nissan e Infiniti. Até 2026, serão apresentados 20 novos modelos equipados com propulsão elétrica e o sistema híbrido e-Power.
No Brasil, a Nissan lançou recentemente o Nissan Leaf 2023, que recebeu retoques visuais, duas portas de carregamento e possibilidade de recarga bidirecional V2G (energia para rede), sendo o primeiro modelo no país a oferecer essa funcionalidade.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Toyota apresenta seu primeiro carro híbrido plug-in flex no Brasil