É difícil acreditar que há cinco anos os carros elétricos eram considerados uma tecnologia de nicho. Os estereótipos atribuíam aos proprietários o papel de entusiastas da Tesla, fãs de alta tecnologia ou de ambientalistas mais convictos. Naquele momento, a linha do tempo de adoção de veículos elétricos era incerta, na melhor das hipóteses.
Avançando rapidamente para 2022, o cenário de mobilidade elétrica mudou drasticamente: o mercado para veículos elétricos novos e usados é limitado pela oferta, não pela demanda, mesmo para modelos que não recebem incentivos. Os VE usados continuam se valorizando mês após mês, e existem listas de espera de anos para caminhões elétricos.
Agora que uma nova rodada de créditos fiscais de Veículos Elétricos nos EUA foi aprovada em lei, como serão os próximos cinco anos?
O Boston Consulting Group (BCG) é uma empresa de consultoria global com um sólido conhecimento automotivo. Quase todos os anos, desde 2018, o BCG tem lançado uma projeção de mercado bem desenhada para a adoção do Veículos Elétricos. Nos poucos anos desde que a primeira projeção foi publicada, os números têm sido continuamente revisados para mostrar o aumento da taxa de adoção.
O BCG publicou este gráfico sobre as projeções de mercado específicas dos EUA nas projeções globais da BCG para Veículos Elétricos. Ele mostra que ao longo de quatro anos - de 2018 a 2022 - as projeções de vendas de Veículos Elétricos nos EUA para 2030 mais do que dobraram, crescendo de uma estimativa de 21% para 53%.
É um cronograma de aceleração impressionante de um dos melhores analistas do mundo. Talvez ainda mais impactante, o último relatório foi divulgado em junho, antes da Inflation Reduction Act e dos recentes compromissos estatais com veículos livres de emissões.
Com a aprovação da Inflation Reduction Act, não só podemos antecipar um aumento nas novas compras de veículos elétricos à medida que os limites máximos de vendas são ampliados para a Tesla e a GM, mas haverá também um crescente interesse no mercado de usados.
Embora apenas 17% dos veículos elétricos usados estejam disponíveis a preços que os tornam elegíveis para o crédito fiscal, tirar US$ 4.000 de um carro de US$ 20.000 é um desconto de 25%, e pode de repente fazer com que a propriedade do VE pareça mais tangível. O novo regulamento também pode exercer pressão para baixo sobre os preços de VEs usados que pairam em torno da marca de US$ 25.000 e novos VEs em torno de US$ 55.000.
Há uma preocupação da indústria automotiva de que, no curto prazo, a nova lei aprovada nos EUA possa prejudicar as vendas de VEs, reduzindo a elegibilidade. A partir de sua assinatura, em 16 de agosto, 70% dos modelos de veículos elétricos anteriormente elegíveis tornaram-se inelegíveis porque não são produzidos nas montadoras tradicionais dos EUA que se preocupam com mais modelos perdendo elegibilidade do que com os requisitos de "minerais críticos e fornecimento de baterias" que entram em vigor em 1º de janeiro de 2023.
É claro que o objetivo final de todas essas medidas é sustentar a produção e fabricação de veículos elétricos e suas peças. As montadoras que já se voltaram para as operações norte-americanas – como Volkswagen, Tesla, Ford e GM – serão recompensadas. E será preciso muito impulso para diminuir o interesse em VEs: a Tesla é inelegível para o crédito fiscal federal desde 2019, mas o seu Model Y está rapidamente se tornando o carro mais vendido do mundo.
Outra mudança recente que pode alterar drasticamente a taxa de adoção a curto prazo é o plano da Califórnia de proibir a venda de veículos a combustão até 2035. A Califórnia tem o maior número de elétricos entre todos os estados – cerca de 10% do total – então este seria um grande motor para a adoção nacional.
Além disso, acompanhando a Califórnia, existem outros 14 estados que seguem a orientação de emissões do Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB). O potencial é que um terço dos veículos do país seja livre de emissões até 2035.
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