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Mundial de Rallycross se converte aos carros elétricos, que têm 680 cv

Nenhum grande campeonato de corridas fez a transição completa do combustível fóssil para elétrons, até agora

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Postado no EVANNEX em 28 de agosto de 2022, por Charles Morris

O mundo das corridas está se tornando elétrico aos poucos. A Fórmula E vem proporcionando emoções há oito temporadas, e o mais áspero Extreme E está no meio de sua segunda temporada. Pilotos de veículos elétricos, tanto de 4 como de 2 rodas, se destacaram na escalada anual de Pikes Peak Hill. Modelos Tesla tem agitado a subcultura de corrida de rua.

No entanto, até onde sabemos, nenhum grande campeonato se converteu totalmente, passando do combustível fóssil para os elétrons — até agora.

campeonato mundial rallycross
FIA World RX - divulgação

As corridas de rallycross são uma realidade há mais de 50 anos, e o Campeonato Mundial de Rallycross (RX) credenciado pela FIA existe desde 2014. Agora, como James Morris escreveu na Forbes, a World RX "abandonou o suco de dinossauro e escolheu um futuro totalmente eletrificado". A corrida inaugural da World RX aconteceu recentemente na localidade Hell, na Noruega.

O Rallycross é considerado um híbrido de condução de rali off-road e corridas na pista — os percursos incluem trechos de asfalto e cascalho, e eles estão cheios de curvas e subidas íngremes. Cada corrida é curta - apenas algumas voltas - e uma aceleração maciça é necessária. Isso, é claro, faz do Rallycross um caso de uso perfeito para carros elétricos.

Morris relata que os pilotos estão achando que os novos pilotos elétricos são muito mais rápidos que os antigos de carros a combustão, e nenhum deles parece querer voltar atrás. O carro RX1e faz 0-100 km/h em menos de 2 segundos, tornando-o mais rápido que um exemplar atual de Fórmula 1.

Todos os carros utilizam um trem de força com tração nas quatro rodas fornecido pela empresa austríaca Kreisel Electric. A bateria de 52 kWh pesa apenas 330 kg (o peso total do carro é de aproximadamente 1.400 kg), e os motores fornecem 500 kW de potência (680 cv) e um enorme torque de 89,7 kgfm. Um sistema de resfriamento com fluido dielétrico pode ser complementado com um condicionador de solo (talvez similar ao sistema de resfriamento líquido externo usado pela Fórmula E). A World RX espera que os pacotes durem quatro anos de corrida.

Este artigo apareceu originalmente em Charged. Autor: Charles Morris. Fonte: Forbes