Este é o novo Jeep Avenger elétrico. A Jeep revelou hoje o seu primeiro SUV compacto (posicionado abaixo do Renegade) e que também será o primeiro veículo 100% elétrico da marca. Com pouco mais de 4 metros de comprimento, ele será vendido nos principais mercados globais, mas ainda aguarda confirmação no Brasil.
O Jeep Avenger será oficialmente revelado em 17 de Outubro - no Salão do Automóvel de Paris - e também estará disponível para encomendas a partir dessa data. O inédito SUV elétrico compacto chegará aos concessionários europeus no início do próximo ano.
Com base na plataforma e-CMP (a plataforma derivada da PSA utilizada para os carros elétricos Peugeot e-2008, DS e Crossback E-Tense e Opel Mokka-e compactos), o Jeep Avenger também deve receber o mesmo conjunto elétrico, constituído por um motor de 136 cv de potência montado no eixo dianteiro e alimentado por uma bateria de 50 kWh. Mas pode ser mais: foi anunciado um alcance máximo de 400 km durante a apresentação, o que sugere que pode haver algo de novo na disposição do trem de força elétrico.
O conjunto de propulsão elétrica será o único disponível na estreia, enquanto nos meses seguintes o Jeep Avenger também será comercializado com motores a combustão, muito provavelmente a gasolina e (talvez) os diesels dos seus "primos" ex-PSA, tais como os 1.2 PureTech e 1.5 BlueHDi.
Produzido em Tychy, na fábrica polaca de Stellantis, o Jeep Avenger será construído sobre as linhas a partir das quais também surgirão futuros modelos equivalentes das marcas Fiat e Alfa Romeo.
Durante a apresentação do Jeep Avenger não foram divulgadas as fotos oficiais do interior, então teremos que esperar até que o SUV elétrico apareça ao vivo no Salão de Paris para matar a curiosidade. No entanto, há algumas semanas, graças a fotos de flagras, foi possível ver parte do painel e a tela multimídia, além de alguns botões físicos. Ao seu lado deve estar a instrumentação digital.
Uma disposição muito diferente do que vimos nos seus irmãos maiores, com uma disposição horizontal dos elementos e que poderia também sem empregada nas novas gerações de modelos Jeep.
O último detalhe que chama a atenção é a presença da caixa de velocidades manual, "traindo" a natureza térmica da mula flagrada durante os testes e confirmando a presença de dois tipos de transmissão (manual e automática).
Se o Jeep Avenger será o primeiro carro elétrico da marca no Velho Continente, a estreia com emissão zero nos Estados Unidos será confiada não a um, mas a dois modelos inéditos: o Jeep Recon e o Jeep Wagoneer S. Ambos chegarão ao mercado norte-americano em 2023 e 2024 respectivamente, mas também à Europa numa data posterior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Jeep Wagoneer S de 600 cv enfrenta Tesla Model Y em desafio de aceleração
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Novo Jeep Wagoneer S 2024 elétrico é revelado em primeiras fotos oficiais