Projetado e desenvolvido no Brasil, o Volkswagen e-Delivery começa a chegar aos mercados internacionais e nesta semana a Volkswagen Trucks confirmou o lançamento do caminhão elétrico na Argentina.
A divisão de Caminhões e Ônibus realizou um evento na capital do país vizinho, onde o modelo será o primeiro caminhão elétrico a ser lançado naquele mercado.
O caminhão de emissão zero foi apresentado mundialmente em meados de 2021 em um evento realizado em São Paulo (SP), pouco tempo depois de começar a ser produzido no Brasil (o primeiro caminhão elétrico produzido nacionalmente) em uma área especial na fábrica de Resende (RJ).
E agora, em sua primeira aparição diante da imprensa como presidente e CEO do GRUPO Volkswagen Argentina, Marcellus Dupuy, confirmou que o e-Delivery estará à venda no país em 2023.
Durante a apresentação, executivos da marca destacaram que o caminhão de zero emissão foi testado por três anos no Brasil em um uso "real" pela cervejaria AMBEV. Foram 30 mil quilômetros em um percurso de 70 a 100 km de extensão, fazendo distribuição urbana em São Paulo (SP). Antes do lançamento, unidades do caminhão elétrico serão encaminhadas à Argentina para também realizar testes locais.
O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura.
Volkswagen e-Delivery 11 toneladas
Volkswagen e-Delivery 14 toneladas
Com uma escolha de seis ou três baterias, a engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em uma autonomia de até 250 km, dependendo da configuração e aplicação do veículo. Seu freio regenerativo de três estágios pode aproveitar até 40% da energia das frenagens. Essa solução foi construída de acordo com as reais condições das operações urbanas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Leapmotor amplia presença global com estratégia similar à da BYD
Veja os carros elétricos mais vendidos no Brasil em outubro
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring