Projetado e desenvolvido no Brasil, o Volkswagen e-Delivery começa a chegar aos mercados internacionais e nesta semana a Volkswagen Trucks confirmou o lançamento do caminhão elétrico na Argentina.
A divisão de Caminhões e Ônibus realizou um evento na capital do país vizinho, onde o modelo será o primeiro caminhão elétrico a ser lançado naquele mercado.
O caminhão de emissão zero foi apresentado mundialmente em meados de 2021 em um evento realizado em São Paulo (SP), pouco tempo depois de começar a ser produzido no Brasil (o primeiro caminhão elétrico produzido nacionalmente) em uma área especial na fábrica de Resende (RJ).
E agora, em sua primeira aparição diante da imprensa como presidente e CEO do GRUPO Volkswagen Argentina, Marcellus Dupuy, confirmou que o e-Delivery estará à venda no país em 2023.
Durante a apresentação, executivos da marca destacaram que o caminhão de zero emissão foi testado por três anos no Brasil em um uso "real" pela cervejaria AMBEV. Foram 30 mil quilômetros em um percurso de 70 a 100 km de extensão, fazendo distribuição urbana em São Paulo (SP). Antes do lançamento, unidades do caminhão elétrico serão encaminhadas à Argentina para também realizar testes locais.
O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura.
Volkswagen e-Delivery 11 toneladas
Volkswagen e-Delivery 14 toneladas
Com uma escolha de seis ou três baterias, a engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em uma autonomia de até 250 km, dependendo da configuração e aplicação do veículo. Seu freio regenerativo de três estágios pode aproveitar até 40% da energia das frenagens. Essa solução foi construída de acordo com as reais condições das operações urbanas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv