VW e-Delivery, desenvolvido no Brasil, será lançado na Argentina em 2023

Caminhão elétrico chegará ao país vizinho em duas versões: e-Delivery 11 toneladas 4x2 e 14 toneladas 6x2

Volkswagen e-Delivery - caminhão elétrico na Argentina Volkswagen e-Delivery - caminhão elétrico na Argentina

Projetado e desenvolvido no Brasil, o Volkswagen e-Delivery começa a chegar aos mercados internacionais e nesta semana a Volkswagen Trucks confirmou o lançamento do caminhão elétrico na Argentina.

A divisão de Caminhões e Ônibus realizou um evento na capital do país vizinho, onde o modelo será o primeiro caminhão elétrico a ser lançado naquele mercado. 

O caminhão de emissão zero foi apresentado mundialmente em meados de 2021 em um evento realizado em São Paulo (SP), pouco tempo depois de começar a ser produzido no Brasil (o primeiro caminhão elétrico produzido nacionalmente) em uma área especial na fábrica de Resende (RJ).

E agora, em sua primeira aparição diante da imprensa como presidente e CEO do GRUPO Volkswagen Argentina, Marcellus Dupuy, confirmou que o e-Delivery estará à venda no país em 2023. 

Durante a apresentação, executivos da marca destacaram que o caminhão de zero emissão foi testado por três anos no Brasil em um uso "real" pela cervejaria AMBEV. Foram 30 mil quilômetros em um percurso de 70 a 100 km de extensão, fazendo distribuição urbana em São Paulo (SP). Antes do lançamento, unidades do caminhão elétrico serão encaminhadas à Argentina para também realizar testes locais. 

O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura. 

Volkswagen e-Delivery 11 toneladas

Volkswagen e-Delivery 14 toneladas

Autonomia

Com uma escolha de seis ou três baterias, a engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em uma autonomia de até 250 km, dependendo da configuração e aplicação do veículo. Seu freio regenerativo de três estágios pode aproveitar até 40% da energia das frenagens. Essa solução foi construída de acordo com as reais condições das operações urbanas.