Quando se fala em carro elétrico de baixo custo normalmente associamos a algo com poucos recursos e escasso em termos de tecnologia. Mas esse não é o caso da montadora chinesa Baojun, que acaba de lançar seu microcarro na China equipado com assistentes de condução.
Estamos falando do Baojun Kiwi EV, um microcarro elétrico lançado que foi desenvolvido em parceria com o empresa de drones DJI para se transformar no que podemos chamar de o primeiro carro elétrico de baixo custo com assistentes avançados de auxílio ao motorista.
Produzido pela Baojun, uma marca que pertence ao grupo SAIC-GM-Wuling, o Kiwi EV chegará ao mercado chinês nas próximas semanas e contará com um sistema de condução assistida da DJI, que terá entre suas funções desviar de obstáculos, controle de cruzeiro adaptativo, assistente avançado de permanência em faixa e mudança automática de faixa.
Os recursos do pacote de assistência incluem diversos sensores, incluindo uma câmera de visão frontal, um radar de ondas milimétricas e 12 radares ultrassônicos.
Graças ao aparato tecnológico, o Kiwi EV poderá dirigir de forma autônoma no trânsito urbano, onde não será necessária a interferência do motorista. Trata-se de um sistema de condução autônoma nível 2 e que pode manter o controle do veículo a velocidades de até 80 km/h.
O Baojun Kiwi EV é um carro elétrico urbano que mede apenas 2,89 metros de comprimento e tem capacidade para quatro ocupantes. O motor elétrico de 50 kW (68 cv) é alimentado por uma bateria de 31,7 kWh e permite uma velocidade máxima de 115 km/h. A autonomia é de 301 km pelo padrão NEDC, ou 260 km (WLTP).
E para não fugir à regra de microcarros elétricos acessíveis chineses, o Kiwi EV foi lançado com preços entre a 77.800 e 102.800 yuan, o equivalente a R$ 58.500 e R$ 76.900 em uma conversão direta. O que não é nada mal pela lista de equipamentos e tecnologia disponível.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos