A Uber tem a missão de diminuir sua pegada ecológica com a adoção de mais e mais veículos com emissões zero em sua frota. A plataforma de compartilhamento expande seu programa Comfort Electric para mais 15 cidades dos EUA, tornando-o agora disponível para um total de 25 cidades na América do Norte. Mas isso é só o começo, já que a Uber quer se tornar totalmente elétrica até o final da década.

Falando com o correspondente sênior nacional e ambiental da CBS News, Ben Tracy, o CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, disse recentemente que sua empresa pretende se tornar neutra em CO2 até 2030. Esse plano inclui não apenas as operações da Uber na América do Norte, mas também a Europa, confirmou.

100% elétrico no EUA, Canadá e Europa

"Temos uma meta de ser totalmente elétricos nos EUA, Canadá e Europa", disse ele ao repórter e, em seguida, foi perguntado se motoristas de veículos movidos a gás serão permitidos na plataforma após o final da década. "Não, se estamos fazendo nosso trabalho vamos ser totalmente elétricos" foi a resposta para essa pergunta.

Para dar suporte aos motoristas dispostos a fazer a transição para um veículo elétrico antes do previsto, a Uber tem planos de gastar cerca de US$ 800 milhões em diferentes incentivos.

US$ 1 por viagem

Por enquanto, a empresa de compartilhamento de caronas oferece descontos no carregamento e também paga aos motoristas de veículos movidos a bateria um dólar por cada viagem realizada em carro elétrico. Além disso, a Uber faz parceria com a Hertz, e as duas empresas têm a opção de os motoristas fazerem aluguéis de longo prazo de modelos Tesla.

No que diz respeito ao programa Comfort Electric, ele já está disponível em 25 cidades e estados em todo o país com novas expansões planejadas em um futuro próximo. Pode não ser a opção mais barata para os clientes, mas o CEO da Uber acredita que quanto mais motoristas de carros elétricos entrarem na plataforma, mais barata e rápida a opção se tornará para os clientes. "O impulso é grande, mas a maior parte do trabalho está à nossa frente, não atrás de nós", concluiu Khosrowshahi.

Atualmente, a Uber possui cerca de 26.000 veículos elétricos em sua frota. O plano é que o número quase dobre para cerca de 50.000 VEs até o próximo ano. No Brasil, rivais como a 99 têm feito parcerias (como o acordo com a BYD)para acelerar a adoção de carros elétricos na frota de motoristas parceiros.