Agora sob o comando da Stellantis, as marcas Fiat e Citroën tendem a unificar seus projetos em diversas áreas, principalmente no segmento de carros elétricos. E nesse cenário, espera-se que os futuros Fiat Panda elétrico e Citroën C3 elétrico compartilhem os mesmos fundamentos. 

Na prática, estamos falando da versão de produção do modelo que foi antecipado pelo elogiado Fiat Concept Centoventi, que dará origem ao sucessor totalmente elétrico do Fiat Panda. Considerando a estratégia atual da Stellantis, o futuro Fiat deve compartilhar a arquitetura e demais elementos com o Citroën C3 100% elétrico, baseado no modelo recém-apresentado (lançado no Brasil e na Índia).

Galeria: Fiat Concept Centoventi

Na próxima geração, o Fiat Panda, além de se tornar 100% elétrico, ficará maior e mais espaçoso. No entanto, sua proposta será de um modelo acessível (dentro da realidade dos veículos elétricos) e altamente personalizável (pintura, teto, portas, rodas e pneus). 

Ainda não é oficial, mas tudo indica que o SUV elétrico compacto da Fiat deve ser produzido na fábrica da Stellantis em Trnava, na Eslováquia, local onde também será fabricado o Citroën C3 de quarta geração. Ambos estão previstos para chegar ao mercado em 2024.

Novo Citroën C3 - Índia

Novo Citroën C3 

A dupla terá cerca de 4 metros de comprimento e será baseada na plataforma CMP/eCMP. O estilo irá misturar elementos de hatchback e SUV, uma receita cada vez mais usada nos dias atuais. Para reforçar a personalidade 'utilitário', eles terão rack de teto, suspensão mais alta, proteção nos para-choques e caixas de rodas com proteção. 

Essa plataforma é bem conhecida e utilizada por vários carros elétricos compactos da Stellantis, entre eles o Peugeot e-208, e-2008, Fiat 500e e Citroën e-C4, entre muitos outros.

Segundo relatado pela imprensa europeia, tanto o Citroën e-C3 como o Fiat Panda elétrico terão duas versões, a primeira com um motor de 82 cv de potência e bateria de 40 kWh e outra com 109 cv e 50 kWh, respectivamente. As células de origem SVOLT serão do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato) para maior durabilidade. 

As informações mais detalhadas sobre os futuros SUVs elétricos compactos Fiat/ ainda são escassas, mas sua proposta parece ser bem pertinente, com os dois modelos sendo opções interessantes, inclusive, para o Brasil.

Fonte: FCO