Citroën C3 elétrico será apresentado neste ano como um modelo acessível
e-C3 está sendo desenvolvido para mercados emergentes e tem previsão de lançamento em 2023
Apresentado no ano passado, o novo Citroën C3 baseado na Índia e destinado aos mercados emergentes, também terá uma versão 100% elétrica com proposta de preço mais acessível em termos de carros elétricos.
A confirmação foi dada recentemente por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, ao revelar que o novo Citroën C3 global terá uma versão 100% elétrica na Índia a partir do ano que vem.
"Desde o primeiro dia, a eletrificação fazia parte dos nossos planos. A Índia terá seu primeiro carro elétrico em 2023. O veículo foi projetado na Índia para o mercado indiano."
Esse novo Citroën e-C3 'global' será construído sobre uma versão mais simples da plataforma eCMP da Stellantis. No entanto, ainda não foi revelada nenhuma especificação dessa versão elétrica.
Como referência, modelos como o Peugeot 208 e-GT e outros elétricos da Stellantis trazem um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque alimentados por uma bateria de 50 kWh.
Então, o futuro C3 elétrico 'baixo custo' deve ter menos potência e torque, além de ser mais leve, mas por outro lado deve entregar mais alcance: a imprensa local fala em autonomia acima dos da faixa de 340 - 360 km da linha atual.
Em termos de posicionamento, ele será mais simples que modelos como o Peugeot e-208, Fiat 500e e Opel Corsa-e, e por isso custará menos. Estima-se um preço inicial da casa dos 20.000 euros (R$ 105.000) antes dos incentivos, devendo ser mais acessível que os futuros Volkswagen ID.2, Renault 5 e Fiat Panda elétrico.
Mas falando da Índia, ele deve concorrer com modelos como o Tigor EV e o Nexo EV Prime, carros elétricos de entrada que já estão à vendo no mercado local. Ainda não há detalhes sobre a estreia da versão elétrica em outros mercados, como o Mercosul, incluindo o Brasil, o que deve surgir mais adiante conforme se aproxima a apresentação oficial.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen vai ressuscitar o Up! como seu elétrico mais barato
Novo Volkswagen ID.3 GTI é o mais potente de todos os tempos a usar a sigla esportiva
Carro elétrico também vai ao dinamômetro? BYD mostrou como funciona
Porsche Cayenne elétrico agora pode ser recarregado sem fio, como um smartphone
Geely EX2 vira carro de drift em conceito apresentado em Interlagos
Teste Zeekr 7X Premium: 800V, 100 kWh e a engenharia que resolve o "enjoo de EV"
BYD confirma nome de hatch elétrico acima do Dolphin Mini