Apresentado no ano passado, o novo Citroën C3 baseado na Índia e destinado aos mercados emergentes, também terá uma versão 100% elétrica com proposta de preço mais acessível em termos de carros elétricos. 

A confirmação foi dada recentemente por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, ao revelar que o novo Citroën C3 global terá uma versão 100% elétrica na Índia a partir do ano que vem. 

"Desde o primeiro dia, a eletrificação fazia parte dos nossos planos. A Índia terá seu primeiro carro elétrico em 2023. O veículo foi projetado na Índia para o mercado indiano."

Esse novo Citroën e-C3 'global' será construído sobre uma versão mais simples da plataforma eCMP da Stellantis. No entanto, ainda não foi revelada nenhuma especificação dessa versão elétrica.

Como referência, modelos como o Peugeot 208 e-GT e outros elétricos da Stellantis trazem um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque alimentados por uma bateria de 50 kWh.

Então, o futuro C3 elétrico 'baixo custo' deve ter menos potência e torque, além de ser mais leve, mas por outro lado deve entregar mais alcance: a imprensa local fala em autonomia acima dos da faixa de 340 - 360 km da linha atual.

Em termos de posicionamento, ele será mais simples que modelos como o Peugeot e-208, Fiat 500e e Opel Corsa-e, e por isso custará menos. Estima-se um preço inicial da casa dos 20.000 euros (R$ 105.000) antes dos incentivos, devendo ser mais acessível que os futuros Volkswagen ID.2, Renault 5 e Fiat Panda elétrico. 

Mas falando da Índia, ele deve concorrer com modelos como o Tigor EV e o Nexo EV Prime, carros elétricos de entrada que já estão à vendo no mercado local. Ainda não há detalhes sobre a estreia da versão elétrica em outros mercados, como o Mercosul, incluindo o Brasil, o que deve surgir mais adiante conforme se aproxima a apresentação oficial.