Sucesso de vendas, a recém-lançada Kombi elétrica terá aumento de produção. A Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV) forneceu uma atualização sobre a demanda pelo ID. Buzz, revelando que atualmente tem cerca de 12.500 pré-encomendas para a van elétrica, em comparação com 10.000 há um mês.
Curiosamente, quase metade deles — mais de 6.000 — são para o ID. Buzz Cargo, afirmou o diretor da VWCV, Carsten Intra, ao Automobilwoche (via Eletrive). O executivo também revelou que o prazo de entrega do ID. Buzz está atualmente em torno de seis meses.
Para um pedido feito agora, a entrega está prevista para o final do primeiro trimestre de 2023, em março ou abril. No entanto, os primeiros titulares de reservas começarão a receber suas vans elétricas ID Buzz a partir de novembro de 2022. A Volkswagen enviará inicialmente veículos para seus revendedores, começando logo após o Salão de Hanover (IAA Transportation).
"Dos mais ou menos 15 mil veículos que construiremos em 2022, nem todos podem ser entregues aos clientes imediatamente. Primeiro temos que estocar os concessionários primeiro. Então os primeiros 6.000 veículos irão para os showrooms, então os veículos do cliente virão."
Como relatamos anteriormente, a produção para o ano civil de 2022 já está praticamente esgotada, com Carsten reiterando a surpresa da montadora alemã com a alta demanda pelo ID. Buzz, apesar do fato de não haver veículos atualmente nas concessionárias e nenhum cliente ter visto, tocado ou mesmo dirigido a van elétrica.
A montadora alemã também revelou detalhes sobre a aceleração de produção planejada na fábrica de Hanover. De acordo com a executivo, a instalação produz atualmente 100 unidades do ID. Buzz por dia, número que deve crescer para 200 unidades por dia até o final do ano. Mas o aumento mais substancial na produção virá em 2023.
"E no próximo ano vamos realmente aumentar isso. Ele já deve estar indo para 100.000."
Eventualmente, a VWCV planeja fazer até 130.000 ID. Buzz por ano em Hanover.
Daqui para frente, a montadora já está pensando em expandir a capacidade de conquistar novos mercados na Ásia, como Japão, China, Tailândia e Malásia. Como resultado, a planta de Hanover pode não ser a única a montar a ID. Buzz, com a fábrica de Poznan na Polônia indicada como o único segundo local provável para fabricar o ID. Buzz.
Quanto à possibilidade de fazer o ID. Buzz nos EUA, a Intra disse que isso pode entrar em questão após o lançamento de vendas nos Estados Unidos em 2024.
Recém-apresentada na Europa, a Kombi elétrica veio ao Brasil pela primeira vez durante o Rock in Rio, na semana retrasada. A Volkswagen apresentou a van elétrica ao público brasileiro e irá testar a recepção do modelo por aqui antes de fazer qualquer anúncio oficial. Mas certamente o ID Buzz é fortemente cotado para o nosso mercado, ainda que demore um pouco para chegar.
Fonte: Automobilwoche via Electrive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW ID.Buzz é vendida por R$ 800 mil em importação independente
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Avaliação VW ID.Buzz: A faca, queijo, prato e tudo mais nas mãos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Volkswagen ID.Buzz GTX: versão de 340 cv é a Kombi mais potente da história
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Kombi elétrica de 1972 é avó da VW ID.Buzz e tinha troca até de bateria