A Renault continua homenageando o clássico R5 em seu 50º aniversário com um novo carro show chamado R5 Turbo 3E.
Apresentado na sequência do Renault 5 Prototype e o 5 Diamant, esta exuberante nova reinterpretação do Renault 5 é uma homenagem às versões esportivas mais icônicas do modelo: o Renault 5 Turbo e o Turbo 2. Ele deve o "3E" em seu nome ao fato de que ele sucede o Turbo 2 e é elétrico.
Fazendo sua estreia pública no concurso Chantilly Arts & Elegance 2022 em 25 de setembro, o show car totalmente elétrico é claramente influenciado pelo mundo das corridas de carros e videogames, com a Renault afirmando que ele foi projetado para drifting.
Ele tem tração traseira e configuração de dois lugares, como seu antecessor icônico. O eixo traseiro abriga dois motores elétricos, cada um movendo uma roda. Juntos, eles geram 280 kW (375 cv) de potência e 71,3 kgfm de torque.
O sistema de propulsão é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 42 kWh localizada na parte central sob o assoalho do chassi tubular, que é protegida por uma base plana e por barras aprovadas pela FIA.
O carro em si pesa apenas 980 kg, já que a carroceria é feita de fibra de carbono. No entanto, as baterias representam um acréscimo de 520 kg para um total de 1.500 kg. Isso não é ruim para um hot hatch elétrico, pois permite que o R5 Turbo 3E acelere até 100 km/h em 3,5 segundos (3,9 segundos no modo Drift) e atinja uma velocidade máxima de 200 km/h.
De acordo com a Renault, a bateria de 42 kWh tem energia suficiente para várias voltas na pista ou uma gincana furiosa. O amplo ângulo de direção é bastante é útil durante o drift, permitindo que o carro elétrico se desvie facilmente de obstáculos. E depois que a condução excessivamente entusiasmada cobre seu preço na bateria, é bom saber que a recarga de pacote leva duas horas com um carregador 380V/32A.
Caso o motorista queira capturar suas manobras de drift na câmera — hoje em dia se não foi gravado em vídeo, não aconteceu - o R5 Turbo 3E vem equipado com 10 suportes de montagem para câmeras dentro e fora.
Visualmente, o show car se destaca graças à sua generosa largura de 2,02 metros - 250 mm mais larga que seu antecessor - a enorme asa traseira, arcos de roda ultra-largos que abrigam rodas dianteiras de 19 polegadas e rodas largas de 20 polegadas, grandes entradas de ar no para-choque traseiro e uma entrada de ar no capô que abriga a abertura para a bateria.
Por dentro, o Renault R5 Turbo 3E recebe bancos com base de fibra de carbono, cinto de segurança e volante desenvolvido com a Sabelt, a alavanca obrigatória do freio de mão vertical e uma curiosa instrumentação dividida em 10 pequenas telas que mais se parecem com widgets.
Fonte: Renault
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