O Dacia Spring, carro elétrico urbano que é a versão europeia do Renault Kwid E-Tech, acaba de passar por um leve facelift. Com mudanças discretas no visual e nenhuma na parte técnica, o citycar ao menos se prepara para receber o mesmo motor do Kwid elétrico vendido no Brasil.
Segundo a imprensa europeia, o Dacia Spring receberá o mesmo propulsor que já equipa o Kwid E-Tech desde o seu lançamento aqui no Brasil. Estamos falando do motor elétrico com 48 kW (65 cv) e 11,5 kgfm de torque, que entrará no lugar do propulsor de 33 kW (45 cv) e 12,6 kgfm do modelo europeu.
A bateria usada nos dois modelos tem 26,8 kWh de capacidade, o suficiente para uma autonomia declarada de 265 km no Brasil (INMETRO) e 230 km na Europa (WLTP). No entanto, ao menos para o Dacia Spring, foi noticiado que o mesmo terá uma bateria um pouco maior, com cerca de 2 kWh adicionais, suficientes para que a alcance suba para 250 km (WLTP).
Vendido há pouco mais de um ano na Europa, o Dacia Spring ganhou um leve retoque visual, onde os destaques são a grade redesenhada com um novo logotipo da marca (Dacia Link) e apliques que abandonam os cromados, enquanto a tampa do bocal de carregamento agora se abre para o lado em vez de para cima.
Renault Kwid E-Tech
O emblema Dacia desaparece do volante e da porta traseira, onde o nome da marca está impresso. O revestimento cromado na tampa do porta-malas também desaparece, mas agora é usado nas aberturas de ar e no acabamento da tela do sistema de informação e entretenimento. A nova cor (Lichen Khaki) também faz parte das novidades, sendo que essa pintura já está disponível para o Kwid E-Tech.
Recentemente, Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, confirmou uma segunda geração do Dacia Spring chegará ao mercado em 2024. Ainda não há muitos detalhes sobre o modelo atualizado, mas ele será montado na mesma plataforma e deve receber um novo conjunto elétrico (mais potente e com maior autonomia) e melhor nível de segurança, além de incorporar o painel que já foi visto no chinês Dongfeng EX1 Nano Box.
Considerando que o Dacia Spring e o Renault Kwid E-Tech são montados na China, na mesma fábrica, é bem provável que o carro elétrico vendido por aqui também seja atualizado na mesma época.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Kwid E-Tech é flagrado no Brasil: arma contra o Dolphin Mini
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Garagem EV: Kwid E-Tech se despede com boa experiência e aprendizados
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Garagem EV: Qual a autonomia real do Renault Kwid E-Tech na cidade?
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Garagem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco