Procura por carros elétricos e híbridos usados cresce 77% em 2022 no Brasil
Volume resultou em um aumento de 31% na intenção de compra desse tipo de veículo
Refletindo o aumento no interesse pela eletrificação, o Mercado Livre, líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, registrou um aumento de 77% na procura por carros elétricos e híbridos seminovos na plataforma em 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os modelos mais buscados destaque para os híbridos Toyota Corolla, Ford Fusion e Porsche Panamera. Já o top 3 entre os carros totalmente elétricos é formado por automóveis do segmento de luxo, como o Porsche Taycan, o BMW i3 e o Tesla Model S.
“A oferta de automóveis elétricos e híbridos é algo ainda muito recente, principalmente no mercado nacional, e que está em constante expansão. Antes, somente as montadoras e marcas de luxo ofereciam opções, vide o alto custo dos modelos. Isso explica esse top 3 entre os elétricos seminovos. Já entre os híbridos, observamos modelos com valores mais acessíveis, como Toyota e Ford”, conta Luciano Avila, head de motors no Mercado Livre.
“Ao passo que o interesse nesse tipo de modelo cresce, a tendência é que cada vez mais montadoras ofereçam automóveis nesse segmento e isso se transmita em uma queda nos preços”, completa.
No mesmo período, a intenção de compra, ou seja, quando o comprador entra em contato com o vendedor para iniciar negociações, cresceu 31%. Os meses de procura mais alta no ano até aqui foram janeiro, março, abril e junho, com janeiro apresentando a maior média de contatos dos últimos dois anos.
Entre os veículos 0km, a demanda se manteve estável, com uma variação negativa nas visitas de 4%. A intenção de compra, por sua vez, teve uma queda de 20%. Os modelos elétricos novos mais visitados foram o Audi E-Tron, o Tesla Model e o Nissan Leaf. Já, entre os automóveis híbridos, os mais procurados foram Toyota Corolla Cross, Toyota Corolla e o Volvo XC60.
Esse aumento na procura reflete o interesse cada vez maior dos consumidores em carros eletrificados. Considerando que os modelos totalmente elétricos ainda são caros no país, os híbridos começam a chamar a atenção dos compradores.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Song Pro bate recorde de vendas no Brasil após redução de preço
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA