Refletindo o aumento no interesse pela eletrificação, o Mercado Livre, líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, registrou um aumento de 77% na procura por carros elétricos e híbridos seminovos na plataforma em 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os modelos mais buscados destaque para os híbridos Toyota Corolla, Ford Fusion e Porsche Panamera. Já o top 3 entre os carros totalmente elétricos é formado por automóveis do segmento de luxo, como o Porsche Taycan, o BMW i3 e o Tesla Model S.

Porsche Taycan Turbo S (Teste IEV BR)

“A oferta de automóveis elétricos e híbridos é algo ainda muito recente, principalmente no mercado nacional, e que está em constante expansão. Antes, somente as montadoras e marcas de luxo ofereciam opções, vide o alto custo dos modelos. Isso explica esse top 3 entre os elétricos seminovos. Já entre os híbridos, observamos modelos com valores mais acessíveis, como Toyota e Ford”, conta Luciano Avila, head de motors no Mercado Livre.

“Ao passo que o interesse nesse tipo de modelo cresce, a tendência é que cada vez mais montadoras ofereçam automóveis nesse segmento e isso se transmita em uma queda nos preços”, completa.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2022 (Teste)

No mesmo período, a intenção de compra, ou seja, quando o comprador entra em contato com o vendedor para iniciar negociações, cresceu 31%. Os meses de procura mais alta no ano até aqui foram janeiro, março, abril e junho, com janeiro apresentando a maior média de contatos dos últimos dois anos.

Entre os veículos 0km, a demanda se manteve estável, com uma variação negativa nas visitas de 4%. A intenção de compra, por sua vez, teve uma queda de 20%. Os modelos elétricos novos mais visitados foram o Audi E-Tron, o Tesla Model e o Nissan Leaf. Já, entre os automóveis híbridos, os mais procurados foram Toyota Corolla Cross, Toyota Corolla e o Volvo XC60.

Nissan Leaf (2022)

Esse aumento na procura reflete o interesse cada vez maior dos consumidores em carros eletrificados. Considerando que os modelos totalmente elétricos ainda são caros no país, os híbridos começam a chamar a atenção dos compradores.