Picape elétrica GMC Sierra EV é revelada de forma oficial - veja detalhes
Este é o 3º veículo elétrico da marca GMC, que estreia após Hummer EV e Hummer SUV com 640 km de autonomia
A GMC revelou oficialmente a Sierra EV Denali 2024, picape elétrica da linha que estreia após os modelos Hummer EV e Hummer SUV. Construída sobre a plataforma Ultium, assim como os modelos citados, a Sierra EV será lançada no início de 2024 na versão Denali Edition 1 totalmente equipada e disponível em série limitada.
As reservas para esta edição de lançamento estão abertas hoje pelo preço inicial de US$ 107.000 (mais uma taxa de frete de US$ 1.695). Dito isto, a linha GMC Sierra EV terá versões mais acessíveis para o ano modelo 2025, a Elevation e a AT4, com a primeira custando a partir de US$ 50.000.
Mas falando do modelo de estreia Denali Edition 1, ele oferece um alcance estimado pela GM de 640 km com uma carga completa. No entanto, a GMC ainda não divulgou a capacidade da bateria.
Galeria: GMC Sierra EV Denali Edition 1
A bateria, que também é um elemento estrutural da picape elétrica, alimenta um trem de força de dois motores que fornece 764 cv de potência e 108,3 kgfm de torque através de um sistema e4WD no modo Max Power.
Ativar o modo Max Power resulta em uma aceleração de 0 a 96 km/h em menos de 4,5 segundos, tornando a Sierra EV Denali a picape Sierra mais rápida de todos os tempos. Max Power é um dos cinco modos de condução personalizáveis, além de Standard, Tow/Haul, Off-Road e My Mode.
Outro ponto forte da GMC Sierra EV Denali Edition 1 é a arquitetura elétrica de 800 volts que permite que capacidade de carregamento rápido DC de até 350 kW, permitindo aproximadamente 161 km de alcance seja adicionado em apenas 10 minutos. A picape elétrica também inclui um módulo de carregamento AC de 19,2 kW a bordo para carregamento doméstico e público, além de oferecer acesso ao Ultium Charge 360 da GM.
Como esperado, a GMC Sierra EV 2024 adota muitas das características introduzidas pelo Hummer EV, como quatro rodas direcionais, CrabWalk, frenagem regenerativa sob demanda, One-Pedal Driving e suspensão a ar adaptativa.
Outro destaque da picape GMC é a função de carregamento bidirecional, que permite que a picape seja usada como fonte de energia móvel em várias situações. Com o acessório Ultium Power Bar disponível, a picape oferece 10,2 kW de energia off-board através de até 10 tomadas que podem alimentar ferramentas elétricas e outros acessórios na trilha ou em um acampamento. Devidamente equipado, o Power Station Pro também pode alimentar outro veículo elétrico e até mesmo uma casa — por até 21 dias!
Quando se trata de praticidade, a GMC diz que a Plataforma Ultium fornece "flexibilidade e versatilidade sem precedentes para o transporte e armazenamento de cargas nunca antes disponíveis em uma Sierra".
Assim como a Silverado EV 2024, a Sierra EV Denali Edition 1 será oferecida exclusivamente como um modelo Crew Cab com uma caçamba de carga integrada de 1,80 metro. O MultiPro Midgate oferece 2,74 metros de armazenamento entre a cabine e a porta traseira quando aberto, ou cerca de 3,35 metros quando o Tailgate MultiPro padrão está desativado.
Dentro da cabine, o piso plano permite mais espaço de armazenamento, incluindo um console central modular, enquanto o assento de 60/40 rebatível da segunda fileira oferece quatro configurações. Quanto ao reboque, o Sierra EV Denali Edition 1 de 2024 tem até 4.309 kg de capacidade de reboque e até 590 kg de carga. Um pacote de reboque é de série na Edição Denali 1.
A submarca de luxo da GMC é bem representada pela Sierra EV Denali, que possui um teto panorâmico de vidro que se estende acima das duas fileiras da cabine, um novo padrão estiloso de revestimento e materiais premium como couro, madeira autêntica de poros abertos, alumínio e até aço escovado.
Denali também é sobre tecnologia, e o Sierra EV também não decepciona a esse respeito. Ela possui uma tela multimídia sensível ao toque de 16,8 polegadas em forma de smartphone, a maior de todos os tempos em uma Sierra, emparelhada com um centro de informações reconfigurável de 11 polegadas e um Head Up Display multicolorido alimentado pela plataforma de software Ultifi da GM.
A Sierra EV Denali também tem até 14 visualizações disponíveis para câmera com o intuito de aumentar a visibilidade em torno do veículo, o Hands-Free Start e a tecnologia de assistência ao motorista mãos-livres Super Cruise.
O Denali Edition 1 será feito na Fábrica ZERO Detroit-Hamtramck Assembly da GM em Michigan, mas as futuras picapes elétricas Sierra EV também serão montadas na fábrica do Lago Orion no mesmo estado.
Fonte: GMC
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM prometeu uma revolução nos carros elétricos; veja o que deu errado
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
Incêndio em fábrica de elétricos da GM nos EUA interrompe produção
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos
Sucesso! GMC Hummer elétrico está "esgotado por 2 anos ou mais"
Entenda os termos e siglas usados no mundo dos carros elétricos
Sucesso: Picape elétrica Chevrolet Silverado EV já tem 150.000 pedidos