page ad skin

Jeep CJ Surge alia estilo retrô com um motor elétrico 'na caixa' - veja fotos

É o clássico Jeep CJ off-road, mas com o chamado motor eCrate e baterias, em vez do tradicional propulsor a combustão

Jeep CJ Surge concept
02:20

A Mopar trouxe um Jeep CJ do modelo antigo adaptado com um motor elétrico para o SEMA de 2022. Por fora, ele se parece com qualquer outro Jeep CJ7 com alguns acessórios modernos, mas a propulsão é bastante interessante porque parece um futuro kit de motor elétrico eCrate que a Mopar deve oferecer em algum momento.

Este projeto de restomod elétrico abandona o propulsor de seis cilindros em favor de um motor elétrico de 200 kW (268 cv) que funciona com uma arquitetura escalável de 400 volts. A bateria é composta por 24 módulos de íons de lítio, totalizando 50 kWh de capacidade, todos fechados em um compartimento personalizado colocado na parte traseira da cabine, atrás dos bancos. 

Galeria: Jeep CJ Surge concept

Como acontece com muitas conversões semelhantes, esta retém grande parte do trem de força original, incluindo o câmbio, caixa de transferência e diferenciais. No entanto, parece que você não pode realmente mudar de marcha neste veículo, uma vez que não parece haver mais uma alavanca de câmbio, com seu lugar sendo tomado por um seletor rotativo PRND moderno para uma transmissão automática emprestada de outros modelos Stellantis.

O veículo está montado sobre uma suspensão personalizada com um elevador de 2", grandes pneus BFGoodrich de 35" todo-terreno envolto em torno de rodas sólidas Black Rhino de 18", uma gaiola de proteção personalizada e até mesmo um para-brisa reforçado de 2". Este último fica alinhado com barras para os dois assentos que proporcionam uma posição de dirigir mais alta que o padrão.

Mas este conceito, como muitos outros modelos de propulsão elétrica que as montadoras trouxeram para a SEMA nos últimos anos, provavelmente antecipa a entrada da Mopar no negócio de motores elétricos 'na caixa'. Montadoras como Ford e Chevrolet, Jeep e os dois principais rivais tradicionais da Mopar, que já os oferecem, assim como várias empresas especializadas menores, e parece que a Mopar está avaliando as reações com estes conceitos - a empresa não disse quando seu próprio motor 'na caixa' estaria disponível.