Sucesso! GMC Hummer elétrico está "esgotado por 2 anos ou mais"
A produção acelerou para 750 unidades em setembro, mas isso é apenas um detalhe no grande 'mar de pedidos'
O GMC Hummer EV continua superando todas as expectativas de vendas. Nesse cenário, o resgate do nome Hummer como uma submarca de veículos elétricos de 'grife' da GMC se revelou uma ótima ideia de negócio.
A demanda por ambos os modelos - o GMC Hummer EV picape e o GMC Hummer EV SUV - é forte, o que fez com que a montadora fechasse as reservas depois de ultrapassar 90.000 pedidos (apoiados por depósitos reembolsáveis de US$ 100). Esse é um número bem expressivo, especialmente em comparação com as 783 unidades entregues até agora (entre dezembro de 2021 e setembro de 2022).
Galeria: GMC Hummer - produção na Factory ZERO
Mesmo considerando um ramp-up rápido, os tempos de espera devem ser muito longos para novas encomendas. De acordo com o site GM Authority, o vice-presidente global da GMC e Buick, Duncan Aldred, disse que os Hummers elétricos estão "esgotados por dois anos ou mais".
Na verdade, é mais do que esperávamos. Supondo que todas as reservas se transformem em pedidos, estamos falando de 45.000 veículos elétricos da linha Hummer por ano. É difícil dizer se a GM será capaz de produzir tantas unidades do Hummer EV em 2023.
Além disso, o GM Authority informa que, ao longo de cerca de um ano, a empresa produziu 2.570 picapes elétricas GMC Hummer.
A boa notícia é que a produção está aumentando e em setembro atingiu um novo nível recorde de 750 unidades. Se a GM fosse capaz de manter essa taxa, então seria 9.000 veículos elétricos por ano. Nada mal, mas ainda não o suficiente para satisfazer a demanda, acreditamos.
No entanto, em novembro/dezembro, a fábrica da GM Factory Zero em Michigan vai pausar a produção por várias semanas para lidar com os upgrades necessários para a próxima linha de produção da nova picape elétrica Chevrolet Silverado EV.
A produção de baterias de íons de lítio pela Ultium Cells em Ohio já começou no início deste ano para apoiar o lançamento de novos veículos elétricos da GM, então pelo menos esse gargalo deve desaparecer gradualmente.
A propósito, a mesma fonte relata que a produção acumulada do Cadillac Lyriq (entre março e setembro) foi de 1.715. Todos os veículos elétricos mencionados (GMC Hummer EVs, Chevrolet Silverado EV e Cadillac Lyriq) são baseados na mais recente plataforma Ultium da GM, que em breve será usada também em muitos outros modelos, incluindo o Chevrolet Equinox EV e Chevrolet Blazer EV, ambos com lançamento confirmado no Brasil.
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Incêndio em fábrica de elétricos da GM nos EUA interrompe produção
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Sucesso: Picape elétrica Chevrolet Silverado EV já tem 150.000 pedidos
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
GM retornará à Europa como uma marca exclusiva de carros elétricos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Sucesso: GMC Hummer já tem 65.000 reservas e espera até 2024