A RAM está um pouco atrasada para o segmento de picapes elétricas, mas a marca finalmente terá uma rival para Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV. Antes que a versão de produção chegue ao mercado no final do próximo ano (ou no início de 2024), a Ram mostrará um conceito 'quase de produção', que será revelado durante a CES 2023 em janeiro.
A montadora divulgou um comunicado oficial de imprensa confirmando que a estreia do conceito está marcada para 5 de janeiro durante o Consumer Electronics Show. Até recentemente, acreditava-se que o conceito Ram 1500 Revolution chegaria este mês ao LA Auto Show (Salão de Los Angeles), mas acontece que ou as informações anteriores estavam incorretas ou o fabricante mudou os planos.
Galeria: Ram Revolution
Sem entrar em detalhes, Ramdiz que a picape elétrica será "recheada com recursos exclusivos de tecnologia avançada" na tentativa de "redefinir mais uma vez o segmento de picapes". O primeiro veículo elétrico de produção da Ram faz parte do grande plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, que coloca o foco na eletrificação para todas as suas marcas globais.
Pelo que sabemos até agora, a picape de emissão zero será montada na plataforma STLA Fram que a Stellantis está trabalhando atualmente. É uma arquitetura escalável que, dependendo das especificações da bateria, pode fornecer um alcance máximo de até 805 km por carga única. Em sua versão maior, essa plataforma pode acomodar grandes baterias de 200 kWh, embora não saibamos o tamanho da bateria que estará na versão de produção da picape.
Acompanhando o comunicado de imprensa da Ram há uma nova imagem teaser, mostra a picape elétrica vista de lado pela primeira vez. O esboço não revela muito da picape, mas pelo menos podemos ver seu perfil lateral muscular e a forma do conjunto ótico com luzes diurnas de LED.
A Ram quer ter um produto eletrificado na maioria dos segmentos em que concorre atualmente até meados da década. A montadora promete "superar a concorrência como líderes em uma combinação de áreas com que os clientes de caminhonetes mais se preocupam: alcance, reboque, carga e tempo de carga".
Fonte: Ram