As vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros atingiram novo recorde histórico em setembro, pela primeira vez ultrapassando a marca de 1 milhão de emplacamentos em um mês.
De acordo com os dados da EV-Volumes, compartilhados por José Pontes, cerca de 1.040.289 novos carros elétricos e híbridos plug-in foram emplacamentos em setembro. Isso é 51% a mais do que há um ano e até 17% do mercado total de automóveis.
A participação de mercado dos carros 100% elétricos melhorou para 13%, o que significa que os híbridos plug-in são responsáveis por cerca de 4%. Os híbridos plug-in observaram uma taxa de crescimento ligeiramente maior do que os veículos elétricos, mas isso é apenas por causa da China, onde eles estão crescendo muito rapidamente (fora da China, os híbridos plug-in estão em queda pelo sétimo mês consecutivo).
* estimado a partir da participação de mercado
No acumulado do ano, mais de 6,8 milhões de novos carros elétricos e híbridos plug-in foram registrados globalmente, o que abre caminho para ultrapassar as 10 milhões de unidades em 2022 (pela primeira vez na história).
Para referência, nos doze meses de 2021, foram vendidos cerca de 6,5 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in.
Em setembro, o Tesla Model Y estabeleceu um recorde de vendas muito ousado, com mais de 113.000 unidades emplacadas globalmente. Esse é o primeiro resultado de seis dígitos para um carro elétrico e, ao mesmo tempo, o Model Y tornou-se o modelo mais vendido globalmente (à frente do Toyota RAV4 com 90% de certeza, segundo José Pontes).
O Tesla Model 3 foi o segundo, com uma grande vantagem sobre o BYD Song (elétrico e híbrido plug-in somados). No entanto, a BYD conseguiu colocar seis modelos no top 10.
Após nove meses de 2022, dois modelos da Tesla estão no topo, já que o Model 3 recuperou a segunda posição. Embora o Tesla Model Y pareça estar fora de alcance para qualquer outro modelo eletrificado, a corrida pelo segundo lugar ainda está aberta - especialmente porque o Model 3 teve crescimento de apenas 1% em relação ao ano anterior.
A lista dos 20 mais vendidos é dominada por fabricantes chineses, já que apenas cinco modelos são de marcas não chinesas.
Em setembro, a BYD vendeu mais de 200.000 carros eletrificados (incluindo 94.941 totalmente elétricos), o que é mais do que a Tesla em seu mês de pico. Interessante também que a SAIC-GM-Wuling mais uma vez vendeu mais carros elétricos e híbridos plug-in do que a Volkswagen.
As três principais marcas no ano até agora são BYD, Tesla e a joint venture SAIC-GM-Wuling. A BYD agora tem uma vantagem de 266.00 unidades sobre a Tesla em termos de vendas de carros eletrificados, embora a Tesla tenha vendido 326.000 carros elétricos a mais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul