Depois de 150 mil unidades vendidas ao redor do mundo, a Audi faz a primeira reestilização no SUV e-tron. A primeira mudança é seu nome, que agora é Audi Q8 e-tron, feita para marcar a posição de topo de linha no catálogo elétrico da empresa alemã, que ainda tem o e-tron GT, Q4 e-tron e se prepara para ter o Q6 e-tron.
O SUV também estreia uma nova linguagem de design para elétricos da Audi, com novo logo em duas dimensões, mudanças na grade dianteira e uma faixa de LEDs que interliga os faróis e ilumina esse novo logo, um efeito para marcar. As colunas B recebem uma identificação Audi, assim como leves mudanças nos para-choques dianteiro e traseiro.
Na Europa, o e-tron tem três opções de potência, sempre com tração integral: 50, 55 e S. Indisponível no Brasil, o 50 tem 312 cv e 55,1 kgfm de torque. Antes com uma bateria de 71 kWh (64 kWh úteis), recebe a bateria que era do 55 e S, com 95 kWh (86 kWh úteis), com uma autonomia pelo WLTP indo para 480 km na carroceria SUV e 500 km no Sportback, ou 40% mais.
O Audi Q8 e-tron 55, o conjunto que já era oferecido no Brasil com 408 cv e 67,7 kgfm, recebe um conjunto de baterias de 114 kWh (106 kWh úteis), o que dá a ele uma autonomia 30% maior pelo WLTP, com 580 km no SUV e 600 km no Sportback, sempre beneficiado pela aerodinâmica da carroceria. A mesma bateria está disponível para o SQ8 e-tron, com autonomia de 500 km para as duas variantes de carroceria - o mais esportivo tem três motores, sendo dois traseiros, com um total de 503 cv e 99,2 kgfm. E não há planos de um RS nessa geração, apenas na próxima em uma plataforma dedicada elétrica.
Esse aumento da autonomia também vem com uma nova programação do sistema de gerenciamento de carga, que permite recargas mais rápidas da bateria. O Q8 e-tron 50 chega aos 150 kW de recarga, enquanto os dois outros vão aos 170 kW, com 10 a 80% em cerca de 31 minutos. Em wallbox, são até 11kW, com opcional de 22 kW.
O motor traseiro dos 50 e 55 é novo. Antes 12 geradores de campo eletromagnético, são 14 nesse novo motor, que produz maior campo com a mesma corrente, o que significa maior torque e menos energia para gerar a mesma força. O sistema do SQ8 e-tron é o mesmo, com três motores.
Outros ajustes foram feitos no novo Audi Q8 e-Tron. A suspensão a ar foi recalibrada para melhor dinâmica, assim como uma direção elétrica mais direta e buchas mais rígidas na parte dianteira. A aerodinâmica recebeu uma melhora com novos spoilers nas rodas dianteiras e traseiras, com maior fluxo de ar desviado da região, e a grade dianteira recebe um sistema ativo, que abre ou fecha dependendo da necessidade de fluxo. A parte inferior foi toda coberta com placas para melhorar o fluxo, inclusive nas bandejas da suspensão e eixos.
A Audi também aplicou novos materiais no Q8 e-tron. No interior, materiais feitos parcialmente com garrafas PET recicladas, assim como reciclados em isoladores de calor e acústicos, assim como no carpete. Os bancos são em tecido sintético, imitando couro, e material chamado Dinamica, feito com 45% de fibras de poliester também vindas de garrafas plásticas recicladas, tecidos usados e resíduos de fibras, além de não usar solventes. Pequenas peças de acabamento usam uma nova técnica para plásticos reciclados.
O novo Audi Q8 e-tron, assim como o Q8 e-tron Sportback e a linha SQ8 e-tron, serão lançados na Alemanha em fevereiro de 2023. A renovação deve chegar ao Brasil em algum momento do próximo ano também, mas mais provavelmente no segundo semestre.
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