page ad skin

Novo Volvo EX90 faz estreia oficial e chega ao Brasil em 2024 - veja detalhes

SUV elétrico tem 600 km de alcance, carregamento bidirecional e é a vitrine de tecnologias da Volvo

volvo ex90 eletrico

A Volvo revelou oficialmente o novíssimo Volvo EX90. O SUV topo de linha totalmente elétrico e com sete lugares se apresenta como a vitrine de tecnologias e dispositivos de segurança da marca sueca.

Em termos comerciais, a marca sueca está apresentando o EX90 como um substituto direto (e 100% elétrico) para o bem-sucedido XC90. Ele mantém muitas características do antecessor e ao mesmo tempo apresenta uma nova abordagem em termos de tecnologia e design.

Visualmente, ele ainda se conecta com o seu antecessor, principalmente quando visto de lado. Na dianteira, a Volvo optou por uma grade completamente lisa, sem contornos, seguindo a escola minimalista da marca sueca. No entanto, os faróis parecem bastante modernos e se destacam no visual 'clean'. 

Galeria: Novo Volvo EX90 elétrico

Na traseira, o EX90 se revela um autêntico Volvo, mantendo a tradicional assinatura de luzes, mas agora as lanternas verticais não estão mais conectadas à parte inferior, marcando uma mudança em relação aos modelos mais recentes da marca. 

Recentemente, foram divulgadas as imagens do quadro de instrumentos minimalista, e agora é possível conhecer o interior em sua totalidade, que se mostra mais como uma evolução do que uma revolução em comparação com os modelos anteriores da marca.

A tela do sistema de informação e entretenimento é um dos destaques: tem 14,5", concentra todas as funções do veículo e está habilitada para a rede 5G. Em termos de som, o EX90 é o primeiro veículo da marca disponível com o Dolby Atmos, que será entregue por um sistema de áudio Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes.

Volvo EX90 (Fotos ao vivo)

A Volvo ainda não revelou todos os detalhes, mas pelo menos na versão apresentada no lançamento, o EX90 está equipado com um conjunto elétrico de tração integral, graças aos dois motores elétricos de imã permanente (um em cada eixo), que entregam um total de 380 kW (517 cv) de potência 92,8 kgfm de torque máximo combinado.

O SUV elétrico está equipado com uma bateria grande: tem 111 kWh e garante um alcance de 600 km com uma carga pelo padrão WLTP, a maior autonomia entre todos os carros elétricos da Volto até hoje.

Volvo EX90 - painel e console central

Outro ponto chave do Volvo EX90 é a segurança: ele promete ser o carro mais seguro já produzido pela marca sueca e para isso trouxe um arsenal que inclui os mais avançados sistemas de assistência ao motorista e ajudas de segurança do mundo, câmeras, radares e sensores de última geração, incluindo o LIDAR. A marca sueca anuncia se tratar do seu primeiro modelo pronto para condução não supervisionada no futuro.

Também merece destaque o sistema Plug and Charge (que permite que você simplesmente conecte em carregadores que suportam este sistema e tudo é feito automaticamente) e um aplicativo móvel avançado que permitirá ao usuário controlar mais parâmetros do que nunca.

Volvo EX90

O EX90 está disponível com a tecnologia de carregamento bidirecional, o que basicamente significa que você poderá usar o veículo para alimentar dispositivos e até mesmo sua casa. A marca sueca observa que este recurso não estará disponível em todos os mercados, ao menos no início. 

No Brasil em 2024

Com pretensão global, o Volvo EX90 será produzido nos EUA a partir do próximo ano e depois também na China. O lançamento do SUV elétrico no Brasil está previsto para o primeiro trimestre de 2024, e nesse primeiro momento ele ainda irá conviver com o antecessor XC90. 

A Volvo foi uma das primeiras montadoras a anunciar que planeja mudar de veículos com motor de combustão interna para veículos elétricos, estabelecendo o objetivo de vender apenas modelos movidos a bateria após o ano de 2030. Atualmente, a montadora sueca (de propriedade da China Geely) tem apenas dois veículos elétricos na linha (XC40 e C40), mas a família irá crescer rapidamente com a estreia deste EX90, o seu primeiro veículo elétrico dedicado, e na sequência o sucessor do XC60 e o compacto EX30.