Novo Volvo EX90: SUV elétrico terá LiDAR integrado em visual aerodinâmico
A Volvo também exibiu o sistema LiDAR montado no teto do SUV elétrico
A Volvo já anunciou que apresentará o seu novo SUV elétrico, o EX90, no dia 9 de novembro. Para saciar um pouco a curiosidade, a marca sueca divulgou alguns teasers que mostram o visual e também algumas das tecnologias que estrearão no seu modelo topo de gama.
Uma das principais virtudes que nortearam o desenvolvimento do novo EX90 é a eficiência. Além de toda inovação da trazida pela nova plataforma, a Volvo também direcionou seus esforços na redução da resistência aerodinâmica e ao corte do vento. O SUV de sete lugares terá um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,29 (cx), número extremamente baixo para um veículo deste porte. O resultado ajuda a maximizar o seu alcance de condução, o qual ainda não foi revelado. Para isso, o desenho frontal é arredondado e os puxadores de porta são embutidos, fatos que são visíveis nas imagens divulgadas.
Galeria: Teaser do novo Volvo EX90
A Volvo também mostrou o sistema LiDAR integrado no teto, ponto que a empresa chamou um desafio de design. Está posicionado por cima do pára-brisas na parte da frente do teto. A intenção era colocar o sistema o mais alto possível no veículo para que ampliar ao máximo o alcance, comparando os sistemas montados na grade que possuem leitura na altura dos joelhos.
De acordo com a montadora, o LiDAR será um item fundamental dos seus sistemas de segurança, uma vez que trabalha no sentido de oferecer capacidades de condução autônoma sem supervisão. O LiDAR pode detectar obstáculos a até 250 metros de distância, e é apenas uma parte das capacidades tecnológicas que o SUV da Volvo promete entregar.
O novo EX90 terá 16 sensores ultra-sônicos, oito câmeras, e cinco radares de monitoramento fora do veículo. No interior, câmeras e sensores irão monitorar não apenas o condutor, mas também os passageiros. A empresa utilizará estes sistemas para detectar crianças e animais de estimação adormecidos deixados dentro do SUV e alertar os condutores quando necessário.
Na semana passada, a Volvo divulgou imagens do interior do EX90, destacando o painel de instrumentos e as telas digitais. A sustentabilidade será também uma característica do modelo, com o SUV contendo mais de uma centena de quilos de plásticos reciclados e matéria orgânica. Na próxima semana teremos uma visão completa, e esperamos saber mais sobre os motores elétricos e potências.
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil