O futuro da Volvo está bem representado pelo EX90, que será lançado nos próximos dias, mas o sucesso da estratégia de carros elétricos da montadora sueca dependerá do EX30.

Em linhas gerais, este é o plano da marca sueca que, após o herdeiro elétrico do XC90, deve intensificar o desenvolvimento de um SUV compacto que terá um papel fundamental, tanto que o fabricante planeja passar de 800.000 para 1,2 milhão de veículos vendidos até 2025. Mas como será esse EX30? Ele vai "falar" chinês e será parente do Smart #1, o SUV elétrico recém-lançado da marca. 

Galeria: Volvo XC40 Recharge 2022

Made by Geely

Para explicar a estratégia da Volvo, a Auto Express fez uma matéria onde destaca que a nomenclatura "EX30" está entre os nomes registrados e patenteados pela montadora. 

De fato, de acordo com nossa pesquisa, a marca escandinava registrou muitos outros novos nomes em julho de 2022, do EX40 ao ES90 que nos permitem imaginar o posicionamento de modelos futuros. Na hierarquia da nova linha, no entanto, o EX30 deve ser o menor SUV já lançado na história da marca.

imagens de smart #1 live

Smart #1

O modelo deve ser baseado na plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA) da Geely (o grupo chinês que possui Volvo, Polestar e Smart). É uma arquitetura modular e extremamente versátil, tanto que também foi usada para o EX90.

Mais de 400 km de alcance

A versão encurtada da plataforma é chamada SEA-E (onde "E" significa "Entrada") e foi usada para o Smart #1. Por isso, é evidente o vínculo com o SUV sino-alemão que chegará às concessionárias nos próximos meses. Tomando o Smart como referência, você pode esperar um Volvo com um comprimento de cerca de 4,2-4,3 metros e uma bateria com uma capacidade de cerca de 66 kWh.

A arquitetura permite carregamento rápido de até 150 kW e no Smart você tem um alcance de cerca de 440 km. Além disso, vale lembrar que o EX30 também pode receber uma versão de desempenho ao estilo Brabus com 428 cv, assim como o 'primo' da Smart.

Quando o Volvo EX30 chegará ao mercado? Difícil dizer, mas você pode apostar que em 2023 muitas novidades sobre o futuro SUV elétrico urbano serão divulgadas.