Volvo XC20: SUV compacto 100% elétrico pode ter autonomia de até 640 km
Modelo será construído sobre a nova plataforma SEA e ficará abaixo do XC40
Poucos dias após a Geely (marca proprietária da Volvo) divulgar a nova plataforma elétrica SEA durante o Salão de Pequim 2020, surgem mais informações do próximo veículo da marca sueca, o chamado XC20, que será o menor modelo da gama, um SUV compacto premium com propulsão 100% elétrica.
De acordo com o que Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, disse ao site britânico AutoExpress, este será um dos primeiros veículos da empresa a ser construído na nova plataforma modular SEA do grupo Geely:
Também usaremos [a plataforma] SEA. Vamos usar em um carro menor, onde acho muito prático e inteligente compartilhar [arquiteturas], para que possamos alcançar custos competitivos. É difícil usar uma plataforma como a CMA, que combina motores térmicos e elétricos, em segmentos menores.
Galeria: Lynk & Co Zero Concept
Esta nova plataforma modular SEA (Sustainable Experience Architecture) pode servir de base para uma ampla gama que vai de carros compactos de entrada até veículos maiores dos segmentos D e E. Também se aplica a veículos comerciais leves e com diferentes especificações que incluem tração dianteira, traseira e nas quatro rodas.
O fato é que o lançamento desta arquitetura permitirá à Volvo desenvolver veículos menores com custo mais baixo e maior vantagem em termos de eficiência e autonomia se comparado a atual plataforma CMA. Dessa forma, o futuro XC20 será posicionado abaixo do XC40 em termos de porte, mas sem deixar o refinamento técnico característico da marca de lado.
Portanto, se quisermos criar um carro menor que o XC40, a plataforma SEA permitirá que o façamos. Podemos construir um Volvo premium com ele. Faremos isso junto com a Geely, estamos cooperando. Desenvolvemos a plataforma CMA em Gotemburgo, embora tenha sido financiada conjuntamente. Mas a plataforma SEA foi desenvolvida na China e com fornecedores chineses você obtém custos muito bons. Mas com uma cartola Volvo.
O primeiro modelo a utilizar a SEA será a versão de produção do protótipo Zero Concept, revelado durante o Salão de Pequim 2020. O (futuro) arrojado crossover elétrico da marca Lynk & Co (também do grupo Geely) terá propulsão 100% elétrica, autonomia para cerca de 640 km e poderá acelerar de 0 a 100 km/h em até 3 segundos na versão de alto desempenho.
Em sua fala à publicação britânica, Samuelsson não definiu uma data de lançamento para o futuro Volvo compacto, mas de acordo com a matéria, podemos aguardar por uma estreia no máximo até 2025. Nessa data, a Volvo pretende que suas vendas sejam de 50% de veículos 100% elétricos e a outra metade de híbridos plug-in Recharge T5 e T8.
Fonte: AutoExpress
Assista
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo acelera renovação e prepara 12 carros novos até 2030
Teste Chevrolet Captiva EV: 60 kWh, LFP e o papel do elétrico montado no Brasil
Bateria de carro elétrico envelhece como a de celular? Estudo responde
BYD ETT 44: cavalo mecânico com recarga em megawatt e autonomia de 600 km
Volvo EX30 ganha função que permite ligar até uma geladeira
Geely desafia BYD com carregador de 2.250 kW, mais potente do mundo
Porsche com bateria reciclada? Ideia da marca pode mudar futuro dos elétricos