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Porsche Macan elétrico: tudo o que sabemos sobre a versão que estreia em 2024

SUV elétrico terá uma bateria de 100 kWh e carregamento ultrarrápido a 270 kW

Porsche Macan BEV prototype

Há vários anos falamos sobre o Porsche Macan elétrico e ainda assim as entregas não começarão antes de 2024. A Porsche planejava iniciar as vendas em 2023, mas recentemente decidiu adiar o SUV elétrico devido a problemas na divisão de software Cariad do Grupo Volkswagen. Enquanto isso, a marca alemã liberou algumas especificações técnicas preliminares, e elas são bem interessantes.

Como noticiado anteriormente, o Macan a combustão será montado na nova plataforma PPE co-desenvolvida com a Audi. A versão mais potente terá até 611 cavalos de potência e mais de 102 kgfm de torque a partir de uma configuração de motor duplo com tração nas quatro rodas. A PPE também está sendo projetada para uma configuração de tração traseira com um único motor elétrico.

Embora o peso total permaneça um mistério, sabemos que ele será distribuído 48% na frente e 52% na traseira. A dupla de e-motores extrairá sua potência de um conjunto de baterias de íons de lítio com uma capacidade bruta de 100 kWh (96 a 98 kWh utilizáveis). Graças à arquitetura de 800V, os proprietários do Macan elétrico poderão alimentar o pacote de baterias com suas 12 células prismáticas a mais de 270 kW.

Plataforma Porsche PPE usada no Macan EV

A Porsche disse aos nossos colegas do InsideEVs EUA que uma bateria menor não estará disponível ao mesmo tempo em que uma bateria maior não é suportada pela plataforma PPE. O alcance permanece um segredo por enquanto, mas sabemos que os proprietários serão capazes de repor a bateria de 5 a 80 por cento em 25 minutos. Para aumentar a velocidade de carregamento, a engenharia inteligente foi feita para desenvolver a bateria para que ela possa funcionar melhor com carregadores de 400V, dividindo o pacote de 800V em duas partes.

Outros detalhes confirmados para o Macan elétrico incluem um diferencial de bloqueio eletrônico montado na traseira e um aumento de 15% no ângulo de direção para tornar o veículo mais manobrável. Pela mesma razão, há também a direção traseira a até cinco graus que funciona a velocidades abaixo de 80 km/h.

Por fim, vale mencionar que os Macans a combustão e elétrico coexistirão pacificamente por vários anos antes que o primeiro seja descontinuado.

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