Depois da onda de SUVs, o segmento da moda é o de picapes. De olho nesse crescente mercado, a Geely acaba de lançar oficialmente na China uma nova marca, a Radar, e seu primeiro produto: a picape elétrica Radar RD6. Com construção monobloco, seu desenvolvimento foi direcionado para consumidores que utilizarão a picape no dia a dia, para viagens de lazer.
Para que você tenha uma noção de porte, a nova picape elétrica Radar RD6 tem dimensões muito parecidas com as da Toyota Hilux. Totalmente elétrica, tem quatro opções de motores que entregam autonomia de até 632 quilômetros.
Radar Picape Elétrica com carreta
Quando falamos em construção monobloco, a referência que está na mente dos brasileiros é a Fiat Toro. Mais recentemente a Ford também entrou nessa briga com o lançamento da Ford Maverick, que inclusive, ganhará uma versão híbrida aqui no Brasil em 2023. O objetivo deste tipo de picape é entregar conforto semelhante a de um SUV, mas com toda a versatilidade para o uso da caçamba.
Com a nova marca Radar, a Geely, empresa chinesa que também é dona da Volvo, espera atender um público mais jovem e que mora em grandes centros urbanos. Com a comodidade de SUV e versatilidade de picape, estes clientes poderão utilizar a nova RD6 nos fins de semana para viagens à praia, sítios ou praticar esportes, levando bicicletas ou pranchas com mais facilidade.
Depois da RD6, a Radar se prepara para lançar mais três novidades. Um SUV, utilizando a mesma plataforma SEA, um SUV grande e até um quadriciclo. De novo, todos os modelos terão foco no público que prioriza um estilo de vida mais aventureiro.
O desenvolvimento da Radar RD6 foi feito no Centro de Design da Geely no Reino Unido. Embora seja de uma marca nova, a influência no estilo veio do Geely Haoyue, mas com mudanças suficientes para que tenha uma identidade própria.
Frente da picape elétrica Radar
Na frente, o estilo de linhas simples e imponentes deixaram a picape robusta. Os faróis são finos com a identidade luminosa das luzes de rodagem diurna se integrando com o friso da fina grade. Os para-choques trazem grandes entradas nas extremidades, solução apenas de estilo.
Traseira da Picape Elétrica Radar
Se você olhar rapidamente para a parte traseira pode até achar que a Radar apenas "recortou" a parte superior do que seria um porta-malas de um SUV. As lanternas, diferente das picapes tradicionais, são finas e se integram horizontalmente. Em relação às dimensões, a RD6 mede 5,260 m de comprimento, 1,900 m de largura, 1,830 de altura enquanto a distância entre-eixos é de 3,120 m. Para efeitos de comparação, a Toyota Hilux tem 5,325 m de comprimento e entre-eixos de 3,085 m.
Se por fora o visual ainda tem uma certa personalidade, a Geely foi bem preguiçosa no interior. A cabine é praticamente um clone do Geely Haoyue, trazendo acabamento em tons distintos. O cluster do motorista tem painel de instrumentos digital e central multimídia com telas do mesmo tamanho: 12,3 polegadas. No restante é tudo muito parecido com o SUV, inclusive as saídas de ar, botões no console central, bancos e até mesmo o volante. A marca informa que também estará disponível a personalização da iluminação ambiente com 72 cores.
Tomadas na caçamba da picape elétrica Radar
Em sua apresentação, a Radar mostrou o exemplo de utilização da picape RD6 em um acampamento e fazendo uso da energia da bateria para ligar equipamentos e iluminação do local. Isso será possível com o uso de 6 tomadas diferentes instaladas na caçamba, que podem fornecer até 2000 W. De acordo com a fabricante, a picape elétrica é capaz de fornecer energia para 5 aparelhos de ar-condicionado domésticos.
Curiosamente a Radar R6 será oferecida com apenas uma opção para o motor elétrico, sempre instalado no eixo traseiro. Com potência de 200 kW (272 cv), será capaz de fazer a picape acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos, de acordo com a marca. No entanto, quem esperava capacidade para uso no off-road, terá que procurar outra picape. Estamos claramente falando de uma picape de shopping.
Enquanto a Radar foi limitada na oferta de motores, ao menos oferece opções interessantes em relação aos packs de baterias. A versão de entrada é equipada com uma bateria lítio-fosfato de 63 kWh que garante autonomia de 400 km. A opção seguinte é composta por uma bateria do tipo NMC com capacidade de 86 kWh e autonomia de 550 km. Destaque ainda para a opção mais cara, com bateria NMC de 100 kWh que entrega autonomia de bons 632 km.
Recentemente, a Geely havia citado que a nova picape elétrica tinha sido desenvolvida para atender mercados globais. Além da China, espera levar a picape para a Europa e também para os Estados Unidos, maior mercado mundo quando se fala em picapes.
Inicialmente na China, a Radar RD6 tem preço inicial de USD 24.600, valor que em conversão direta (sem considerar impostos ou taxas) equivale a R$ 131.265. A Geely já ensaiou a sua vida ao Brasil, inicialmente através do Grupo Gandini (que hoje representa a Kia Motors). No entanto, InsideEVs ouviu de pessoas ligadas à empresa chinesa que havia uma forte intenção de sua vinda como operação oficial. O bom desempenho da Chery junto com a CAOA e a vinda da GWM (Great Wall Motors) podem acelerar essa decisão.
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