page ad skin

Novo Abarth 500e: primeiro EV da marca tem 155 cv e virá ao Brasil

Esportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e, mesmo elétrico, promete ronco de motor tradicional

Abarth 500e

Depois de atiçar a curiosidade do público com teasers e informações preliminares, a Stellantis oficializa nesta terça-feira (22) a apresentação do Abarth 500e. Primeiro esportivo de propulsão elétrica da história da marca do escorpião, o modelo estreia como versão mais poderosa e capaz da nova geração do Fiat 500. Entrega no total 155 cv de potência e promete fazer jus à reputação da empresa com pegada dinâmica e acerto único.

Por fora, o Abarth 500e chama atenção pela preparação visual única e carregada de elementos exclusivos. Na dianteira, o destaque fica por conta da grafia "Abarth" gravada em destaque, com o tradicional logo do escorpião posicionado logo acima. Abaixo, o para-choque conta com novas aberturas e acompanha apêndices aerodinâmicos próprios. Completam o pacote rodas com desenho inédito e adesivos específicos nas laterais com a identificação da marca.

Galeria: Abarth 500e

Na mecânica, os engenheiros da Abarth aproveitaram a base do 500 elétrico tradicional para implementar mudanças e extrair ainda mais potência do conjunto. Ao todo, são 155 cv e 23,9 kgfm de torque, que garantem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos. Para efeito de comparação, o rival Mini Cooper SE entrega 184 cv e aceleração em 7,3 segundos, enquanto o Honda e desenvolve 154 cv e acelera em 8,3 segundos. Já o 500e convencional possui 118 cv, torque de 22,4 kgfm e aceleração em 9 segundos.

A Abarth destaca ainda a presença de diferentes modos de condução, incluindo Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track. O primeiro foca em aspectos como aceleração suave e eficiência, com o motor "limitado" a apenas 136 cv. A partir do Scorpion Street a entrega de potência aumento, enquanto no Scorpion Track as configurações do conjunto são maximizadas para entregar total desempenho.

Abarth 500e

Dados oficiais indicam que é possível recuperar 80% da carga da bateria em apenas 35 minutos (85 kW em corrente contínua) e obter 40 km de autonomia em apenas 5 minutos. O alcance total, porém, ainda é desconhecido. 

Detalhe curioso já revelado pela marca diz respeito aos sons do carro. Mesmo sendo elétrico, o Abarth 500e emite sons e se distingue de qualquer outro EV. A partir dos 20 km/h é possível ouvir desde o dedilhar de um violão até a reprodução do ronco de um motor tradicional a gasolina.

Abarth 500e

Para celebrar o lançamento, a Abarth preparou o 500e em edição limitada batizada de Scorpionissima. Oferece nível extra de equipamentos e terá produção limitada a 1.949 unidades (número que homenageia a data de nascimento da marca). Poderá ser adquirida nas versões hatch ou conversível, nas cores Verde Acido e Blu Veleno, com grafismos laterais Abarth e o novo logo Scorpion.

Conta ainda com rodas de liga-leve de 18 polegadas Diamond-Cut Titanium Grey, vidros traseiros escurecidos, pedais esportivos em aço, bancos esportivos em alcântara e revestimentos especial nos painéis de porta. Destaque ainda para sistema de entretenimento UConnect com tela de 10,25", navegação Android Auto e Apple CarPlay (ambos sem fio) e Performance Pages (funcionalidade que apresenta inúmeros gráficos e informações ao estilo de corridas).

Abarth 500e

Há também sistema de áudio JBL e amplo pacote de sistemas de assistência ao motorista com frenagem de emergência, assistente de velocidade inteligente, assistente de faixa de rodagem, detecção de fadiga, controle de cruzeiro, alerta de ponto cego e chamada de emergência.

A fase de pré-venda vai até 22 de dezembro e já está aberta apenas para membros da comunidade Abarth. A boa notícia é que o Abarth 500e será vendido também no Brasil, na considerada Fase 2 do relançamento da Abarth no país. A expectativa é que a estreia aconteça no 2º semestre de 2023.